Pular para o conteúdo
Início » Blog » Urologista O Que É?

Urologista O Que É?

Urologista O Que É?

Se você já se perguntou “o que é um urologista?” ou “o que faz um urologista?”, este artigo é para você.

A urologia é uma área da medicina que trata do sistema urinário e do sistema reprodutor masculino. Os profissionais dessa área são conhecidos como urologistas. Neste texto, exploraremos em detalhes o papel do urologista, o que ele faz em uma consulta e quando procurar esse especialista.

Deseja realizar tratamento para Ejaculação Precoce? Agende agora sua consulta online!

O que é um urologista?

Um urologista é um médico especializado em diagnosticar, tratar e prevenir doenças relacionadas ao trato urinário e ao sistema reprodutor masculino. Isso inclui órgãos como rins, bexiga, uretra, próstata, testículos e pênis. Os urologistas têm um profundo conhecimento dos órgãos e das condições associadas a eles.

O que faz um urologista na primeira consulta?

Na primeira consulta com um urologista, o paciente pode esperar uma avaliação completa de sua saúde urológica. O médico fará uma entrevista detalhada para entender os sintomas e a história médica do paciente. As queixas comuns que levam as pessoas a procurarem um urologista incluem dificuldade em urinar, dor abdominal, sangue na urina, disfunção erétil e outros problemas relacionados à área urológica.

Após a entrevista, o médico pode realizar exames físicos e, se necessário, solicitar exames complementares, como análises de urina, ultrassonografias ou biópsias. Esses exames ajudam a determinar um diagnóstico preciso.

O que o urologista faz?

Os urologistas tratam uma ampla variedade de condições, incluindo:

  1. Infecções do trato urinário: Diagnóstico e tratamento de infecções em órgãos como a bexiga e os rins.
  2. Pedras nos rins: Remoção ou tratamento de cálculos renais que podem causar dor e obstrução.
  3. Doenças da próstata: Avaliação e tratamento de condições como a hiperplasia prostática benigna (aumento benigno da próstata) e o câncer de próstata.
  4. Disfunção erétil: Avaliação e tratamento de problemas de ereção.
  5. Tratamento da Ejaculação Precoce: Avaliação e prescrição de drogas relacionadas como a paroxetina, clomipramina, dapoxetina.
  6. Cirurgias urológicas: Realização de procedimentos cirúrgicos, como a cirurgia de próstata , remoção de tumores renais, vasectomia, circuncisão, cirurgia de reversão de vasectomia, cirurgia de hidrocele e varicocele, cauterização de glândulas de Tyson, cauterização de lesões por HPV. Além disso, realizar cirurgia de pedra nos rins, como por exemplo a ureterorrenolitotripsia
  7. Infertilidade: avaliação da infertilidade masculina.

Quando procurar um urologista?

É importante procurar o médico se você tiver sintomas urológicos, como dor ao urinar, hemácias na urina, incontinência urinária, dor na região lombar ou outros problemas relacionados à área urológica. Além disso, os homens devem considerar consultas regulares com esse especialista, especialmente à medida que envelhecem, para monitorar a saúde da próstata.

Urologista: O que ele trata e para quem é?

A urologia não se limita apenas aos homens; mulheres também podem precisar dos serviços de um urologista, principalmente quando se trata de questões relacionadas à incontinência urinária, infecções do trato urinário e cálculos renais. Portanto, a urologia é uma especialidade médica que beneficia ambos os sexos.

Onde encontrar um urologista?

Para encontrar o médico, você pode começar consultando seu médico de família ou um clínico geral, que pode encaminhá-lo a um especialista. Além disso, muitos hospitais e clínicas têm urologistas em sua equipe médica.

Conclusão

Em resumo, um urologista é um médico especializado em cuidar do sistema urinário e reprodutor masculino, mas que também atende pacientes de ambos os sexos. Não hesite em marcar uma avaliação quando tiver dúvidas em relação a sua saúde.

É possível consultar pelo plano de saúde?

sim, realizo atendimentos e cirurgias por diversos planos de saúde assim, como pelo saúde Bradesco, Amil, Sulamerica.

É possível realizar cirurgias pelo plano de saúde?

Sim, conseguimos realizar algumas cirurgias pela maioria dos planos de saúde.

Cirurgias nos principais hospitais de BH ( Mater Dei Bh, Vila da Serra, Uromaster) e clínica de urologia BH.

Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia. Urologista BH, Uro BH, urologista em Nova Serrana, Urologista em Pará de Minas, Urologista Pitangui.

Gostou do artigo? Ainda tem dúvidas? acesse meu blog onde tenho outros artigos relacionados:

www.drleone.com.br/blog

www.imandrologia.com.br/blog

Deseja marcar uma consulta? online ou presencial?

Teleconsulta

Consulta Presencial

WhatsApp

Marcações:
× Como posso te ajudar?