Pular para o conteúdo
Início » Blog » Varicocele: Microcirurgia Sempre!

Varicocele: Microcirurgia Sempre!

varicocele

A varicocele é uma patologia bastante relevante no manejo das lesões testiculares, sendo causa importante de infertilidade conjugal, estando presente em 26,6% dos homens inférteis.

Além disso, a redução no volume e nos  parâmetros do sêmen (incluindo esperma, concentração, motilidade e morfologia) é há muito tempo reconhecida, como podendo ser causado pela varicocele.

Ela tem sido vinculada a alterar a função endócrina testicular, especificamente a produção de testosterona

Além disso, pode estar presente em 15 a 20% dos homens após a puberdade, sendo mais  comum do lado esquerdo, . Apenas  1,1% apresentavam o quadro dos dois lados do testículo e 0,2% apresentaram varicocele à direita isolada no exame físico.


Por outro lado, a porcentagem de homens com  varicocele pode chegar a 45% , dentre os homens que procuram atendimento, devido à infertilidade.

Varicocele causas

Ela acontece na medida que a  veia espermática interna esquerda (gonadal) entra na veia renal esquerda em um ângulo perpendicular. Essa peculiaridade anatômica  causa aumento da pressão na veia gonadal esquerda, o que pode dilatar e causar incompetência dos folhetos valvares, levando ao fluxo retrógrado de sangue em direção ao testículo, resultando na dilatação do complexo venoso escrotal.

Já um quadro de dilatação de veias testiculares unicamente a direita deve ser investigada, pois pode ser causada por tumores renais.

A principal consequência da patologia é uma aumento da temperatura testicular, ocasionando uma piora nos parâmetros do esperma.

Ela normalmente é diagnosticada por exame físico, sendo classificada em 3 graus:  grau I (palpável apenas durante a manobra de Valsalva), grau II (palpável em posição em pé) e grau III
(visível sem palpação)

Pode ser assintomática ou ter os seguintes sintomas:

Varicocele sintomas 

  • dor intensa principalmente em testículo esquerdo, mais perceptível em pé, com melhora ao deitar.
  • atrofia testicular
  • diminuição da fertilidade

Normalmente, ela pode diminuir de tamanho ao se deitar de costas. Sendo que quando  não ocorre diminuição das mesmas, deve-se realizar uma pesquisa de tumores ou tromboses de grandes vasos, através da realização de tomografia de abdome e pelve com contraste venoso.

São muito comuns em homens inférteis. Um estudo da OMS de 1992 mostrou que a patologia era muito mais comum em homens com sêmen anormal (25,4 versus 11,7% com sêmen normal).

A grande  maioria das varicoceles não requer intervenção cirúrgica.

A dor associada a doença é relativamente comum e bem reconhecida, com prevalência de 2% a 10% dos homens com varicoceles.

Essa dor é muitas vezes descrita como uma pulsação maçante, dor que piora com tensão ou esforço físico.

Quando identificada, a dor da varicocele  raramente é tratada com sucesso com terapia conservadora isolada, com taxas de resolução espontânea de <1%.

Tratamento das varizes escrotais

As principais opções de tratamento incluem ligadura cirúrgica ou embolização venosa percutânea. As abordagens microcirúrgicas baixas têm menores taxas de recorrência e complicações do que as abordagens cirúrgicas altas. Você deve procurar seu urologista

O principal objetivo é a melhora nos parâmetros do sêmen (mais de três a seis meses após a cirurgia) e fertilidade após o reparo da lesão.

varicocele grau 3 varicocele fotos reais

A cirurgia envolve a ligadura  dos ramos da veia gonadal para que o fluxo sanguíneo retrógrado não consiga mais atingir o plexo das veias no escroto.

As principais técnicas que podem ser realizadas são as abordagens inguinal, subinguinal ou retroperitoneal.

Alguns urologistas usam técnicas laparoscópicas ou microcirúrgicas, que podem ser justificadas por  uma menor taxa de recorrência.

O tratamento com embolização percutânea da veia gonadal, com ou sem escleroterapia, é uma alternativa à cirurgia, mas houve relatos de bobinas de embolização migrando para os pulmões e outros órgãos e taxas de recorrência geral mais altas.

A principal complicação pode ser a formação de hidrocele.

Varicocele cirurgia 

Meu filho tem varicocele e está na adolescência. Tem de ser operado?

Historicamente,  a  atrofia testicular ou atraso no crescimento testicular
comparado ao testículo contralateral serviu como  um ‘marcador’ para comprometimento testicular causada por uma varicocele.

Sendo assim. a correção cirúrgica é normalmente discutida como opção para esses pacientes adolescentes com a esperança de  se “alcançar o crescimento”. 

Infelizmente, a oportunidade de se recuperar o atraso do crescimento desaparece e o déficit no volume testicular permanecerá permanentemente, quando o adolescente concluir a puberdade, devido provável fragmentação do dna espermático.


Desta maneira, os campos da pediatria e medicina reprodutiva se cruzam no diagnóstico e manejo da varicocele adolescente.


Embora o volume testicular continue sendo um parâmetro clínico relevante e informativo para rastreio em adolescentes  com varicocele, o teste de sêmen em pacientes adolescentes selecionados adequadamente pode fornecer informações ainda mais específicas sobre a espermatogênese,
defeitos e alterações nos parâmetros do sêmen ao longo do tempo.

Os dados clínicos significativos que este teste fornece ajudam a informar os pacientes e seus pais como eles decidem entre correção de varicocele ou um curso de observação.

Varicocele: principais técnicas, como é feita a cirurgia de varicocele? 

Varicoceles são dilatações anormais do pampiniforme plexo das veias dentro do cordão espermático. O plexo  pampiniforme surge da veia gonadal, que surge da veia renal no lado esquerdo e a veia cava inferior no lado lado direito.

O tratamento eficaz das varicoceles depende da interrupção completa do fluxo sanguíneo nas veias.

A correção cirúrgica via laparoscopia envolve identificação e ligadura da veia gonadal por uma abordagem por via intra-abdominal.

As técnicas cirúrgicas mais comumente usadas para corrigir varicoceles envolvem uma incisão inguinal ou subinguinal, com identificação e ligadura das veias dentro do cordão espermático à medida que atravessa o canal inguinal e a área subinguinal.

Essas abordagens geralmente envolvem o uso de um microscópio operacional para facilitar a visualização e a distinção das artérias, veias e linfáticos do cordão um do outro.


O método subinguinal é o método cirúrgico mais usado por cirurgiões. O procedimento por via escrotal nunca foi amplamente adotado devido à anatomia vascular escrotal caracterizado por arborização venosa substancial e associação íntima das veias com a artéria testicular.


Dada essa anatomia desafiadora, a varicocelectomia escrotal teria um risco inaceitavelmente alto de lesão da artéria testicular e, portanto, não é oferecida aos pacientes.

Como as varicoceles são estruturas inerentemente vasculares, são passíveis de procedimentos de embolização endovascular.


A embolização é geralmente realizada por radiologistas intervencionistas, e essa abordagem continua sendo uma opção razoável para muitos pacientes.

Contudo, as limitações técnicas associadas à embolização incluem a incapacidade de tratar vasos colaterais que predispoêm à varicocele, caindo no risco de persistência da lesão, após o
procedimento

Além disso, o acesso  a veia gonadal direita pode ser um desafio para o tratamento.

Varicocele em casais com desejo de concepção

Foi constatado que a realização de varicocelectomia acarretou uma diminuição do nível das técnicas de reprodução assistida necessárias, resultado esse obtido devido a melhoras dos parâmetros do sêmen pós-varicocelectomia.

Além disso, foi demonstrado  benefícios tangíveis em termos de melhores resultados de fertilização in vitro (taxas de gravidez e nascidos vivos) quando o parceiro masculino passou por correção de cirurgica versus observação.


Resultados reprodutivos aprimorados foram relatados mesmo entre os homens mais severamente afetados, aqueles com azoospermia não obstrutiva, que podem precisar de esperma em
procedimentos de extração.

Além disso, vários estudos demonstraram melhorias na fragmentação do DNA espermático e na
presença de espécies reativas de oxigênio após correção cirúrgica de lesão;  melhorias essas que podem  explicar o porquê das  melhores taxas de gravidez, embora os parâmetros tradicionais do sêmen permaneçam relativamente inalterados.

Esta abordagem integrada resulta em melhores resultados reprodutivos gerais para o casal como um todo.

Varicocele x dor

Os resultados da resolução da dor após o reparo microcirúrgico variam de 53% a 93% para resolução completa, 5% a 20% para resolução parcial e 0% a 20% para falha no tratamento.

Entretanto, a seleção de pacientes com base nas características clínicas da dor pode melhorar as chances de melhora da dor. 

Constatou-se  que pacientes com dor maçante, dolorida ou arrastada tinham maior probabilidade de experimentar a resolução da dor com o tratamento cirúrgico da doença.

Varicocele X testosterona ( leia artigo relacionado a reposicao hormonal 

Hipogonadismo
O reparo das varizes testiculares resulta em melhorias significativas na níveis de testosterona em homens com baixo nível de testosterona no pré-operatório.


Em média, a varicocelectomia resulta em um aumento médio na testosterona de 105,65 ng / dL

antiinflamatório para varicocele, qual a função?

ele pode ser usado no intuito de melhorar a dor. 

  varicocele causa impotência

ela pode sim piorar a qualidade da ereção, na medida que diminui a quantidade de testosterona total. 

 varicocele testicular, varicocele no testículo  o que é isso?

toda varicocele é testicular, então esse é um termo redundante. 

remédio para varicocele, existe algum?

somente medicamentos para dor, alguns urologistas podem prescrever vitaminas que ainda não se provaram efetivos. 

  varicocele tem cura?

 sim ,tem tratamento cirúrgico, sempre necessitando microcirurgia para melhores resultados.

 varicocele antes e depois da cirurgia, a aparência muda? 

negativo 

quem tem varicocele pode ter filhos?

Sim, muitos pacientes com a lesão conseguem ter filhos mesmo sem operar. 

cirurgia varicocele preço

vai depender muito da técnica utilizada, quanto melhor a técnica usada mais caro a cirurgia. Utilizo microscopio do hospital ou lentes de aumento que irão propiciar melhores resultados, porém encarecem a cirurgia.

existe pomada para varicocele?

Negativo, sem qualquer efeito prático.

depois da cirurgia de varicocele o testículo volta ao normal?

Não, ele vai manter o tamanho e o mesmo aspecto. Pode ocorrer leve diminuição do aglomerado de veias, mas pequena mudança. 

varicocele é grave?

Não há qualquer gravidade na doença. 

varicocele tratamento caseiro, existe algum?

Sim, quando doer demais, pode ficar deitado algum tempo. 

varicocele microcirurgia, é a melhor técnica?

Sim com certeza aumenta muito a qualidade da cirurgia, pois consegue-se indentificar artérias, veias, vasos linfáticos.

varicocele causa infertilidade?

Sim, por isso deve ser feita a cirurgia, principalmente nos casais com dificuldade em engravidar.

varicocele cura sozinha?

Negativo

espermograma depois de cirurgia de varicocele, para que serve? 

verificar a melhora dos parâmetros do espermograma, como motilidade( capacidade do espermatozóide ir para frente) e a morfologia( formas típicas). 

fiz uma cirurgia de varicocele e ainda sinto dores, o que pode ser?

Em último caso operamos varizes no testículo, devido dor testicular. Outras causas incluem: hernia, hidrocele, infecção, compressão nervos, pós operatórios de hernias e outras cirurgias. 

ervas medicinais para varicocele, alguma funciona? 

Lenda urbana

depois da cirurgia de varicocele quanto tempo para engravidar?

Muito variável, mas a partir de 2 a 3 meses após a cirurgia já vemos melhora nos parametros do espermograma.

quanto tempo depois da cirurgia de varicocele posso ter relação?

A partir de 10 dias 

quem tem varicocele pode pegar peso?

sim

alguém conseguiu engravidar depois da cirurgia de varicocele?

sim, por isso realizamos a cirurgia.

quem tem varicocele pode ter flhos saudáveis?

sim, não há qualquer relação entre as anomalias. 

varicocele pode causar impotência? varicocele causa disfunção erétil

Muito dificil ser a causa principal, precisa praticamente atrofiar os dois testículos para chegar a esse ponto. 

quanto tempo após cirurgia de varicocele posso dirigir?

cirurgia bem simples, pode dirigir em 2, 3 dias, pequenos trajetos

vasectomia pode causar varicocele?

nunca

fimose pode causar varicocele? 

negativo, não há qualquer relação 

varicocele fotos reais, varicocele fotos, varicocele grau 3 fotos

varicocele
varicocele fotos reais


o que é varicocele?

uma dilatação das veias dos testículos que leva a uma piora na qualidade do esperma, aumentando a fertilidade conjugal.


varicocele tratamento, quando deve ser realizado?

em três casos: dor relacionada, tendo sido excluida outras causas, infertilidade, atrofia testicular.


cirurgia de varicocele, qual melhor método?

sempre opte pela microcirurgia, pois os resultados serão melhores e possíveis complicações menores.

é possível engravidar de um homem com varicocele? 

sim, basta ele ter espermatozóides viáveis. Hoje sabemos que muitos homens que têm filhos tem varizes no testículo, não sendo desta maneira um fator impeditivo.

remédio natural para curar varicocele, ele existe?

claro que não.

remédio caseiro para varicocele testicular, qual o melhor?

marcar uma consulta com um urologista

.
varicocele cirurgia, qual valor aproximado?

uma cirurgia feita com profissional sério, que usa microscópio, você não irá gastar menos de 7 a 10 mil reais.


tratamentos para varicocele

o tratamento ideal quando realmente há necessidade é sempre o cirúrgico.


sintomas de varicocele

o principal é a presença de um aumento do saco escrotal, um aspecto de saco de minhocas, além de poder apresentar dor testicular.


tratamento para varicocele, qual o ideal?

sempre a microcirurgia, utilizando técnica sub-inguinal, evitando-se assim complicações no pós operatório.

cirurgia varicocele, quem a realiza?

sempre realizar com um urologista que se sinta confortável em realizá-la.


varicocele bilateral, devo operar os dois lados?

sempre, caso haja indicação. Mas devemos lembrar que quando há varizes somente à direita, é necessário realização de tomografia de abdome e pelve para investigar a causa.


varicocele grau 3

é quando ao exame físico sem qualquer manobra, estando o paciente em pé, já conseguimos perceber o saco de minhocas típico da patologia.


causas varicocele

A doença acontece na medida que a  veia espermática interna esquerda (gonadal) entra na veia renal esquerda em um ângulo perpendicular. Essa peculiaridade anatômica  causa aumento da pressão na veia gonadal esquerda, o que pode dilatar e causar incompetência dos folhetos valvares, levando ao fluxo retrógrado de sangue em direção ao testículo, resultando na dilatação do complexo venoso escrotal.


varicocele cirurgia fotos

vasectomia
varicocele cirurgia


varicocele pode matar?

negativo, não há gravidade na doença.


o que é varicocele no homem?

dilatação das veias no testículo, podendo levar a sensação de peso local, infertilidade, atrofia testicular, dor testicular


varicocele grau 1

é quando as veias são visíveis apenas após manobra de tosse ou o ato de apertar a barriga.


varicocele infertilidade, qual a relação?

ela pode sim levar ao quadro de infertilidade, pois altera a qualidade do sêmen.


remédios para varicocele

não há nenhum medicamento que vá melhorar, mas alguns urologistas prescrevem anti-oxidantes.

varicocele grau 1 pode engravidar?

em qualquer grau da doença o paciente pode engravidar.


varicocele no testículo esquerdo

é a mais comum, sendo que na nossa prática diária, é o lado que mais operamos.


cirurgia varicocele antes e depois, o que muda?

a qualidade do sêmen, sendo esse o principal objetivo da cirurgia.


tratamento varicocele, qual melhor opcão?

como sou cirurgião, sempre irei propor a microcirurgia como melhor opcção de tratamento.


varicocele grau 2

é quando nós conseguimos palpar a lesão com o paciente em pé, sem qualquer esforço como tosse ou compressão da barriga.


varicocele pode ter filhos?

sim, quantos que o casal quiser, basta ter bons espermatozóides.


varicocele graus

existem 3 graus, 1, 2, 3, sendo um palpável ao esforço físico, a tipo 2 é quando ela é palpável com o paciente em pé, e a tipo 3 ela é visível com paciente em pé.


espermograma depois da cirurgia de varicocele, como ele deve vir?

após 3 meses da cirurgia, ele deve vir com melhora dos parâmetros, como por exemplo, melhora na morfologia, na motilidade.


como é feita a cirurgia de varicocele?

sempre através de microcirurgia com incisão sub-inguinal. Esse é o padrão correto.


varicocele microcirurgia, o que seria isso?

uso de microscópio para se evitar lesar artérias e vasos linfáticos, que poderiam levar a atrofia testicular e hidrocele como complicações.


varicocele grau 3 pode engravidar?

pode sim, mas estatisticamente é mais difícil.


como fica o saco após cirurgia de varicocele?

vai se manter da mesma forma, não irá alterar muito


o que fazer para aliviar a dor da varicocele?

deitar, podendo tomar algum analgésico.


fiz cirurgia de varicocele é ainda sinto dores, o que pode ser?

pode ser que a causa da dor não era a doença em questão, e sim hérnias, infecção, compressão de nervos.


varicocele grau 3 causa impotência?

não existe esse padrão fixo, mas sabemos que a doença pode levar a uma diminuição da testosterona, o que ajudaria na impotência.


relatos de gravidez após cirurgia de varicocele

isso é o que mais vemos em um consultório de urologia.


alguem conseguiu engravidar depois da cirurgia de varicocele?

isso é o que mais vemos em um consultório de urologia.

Gostou do artigo? Ainda tem dúvidas? acesse meu blog onde tenho outros artigos relacionados:

www.drleone.com.br/blog

www.imandrologia.com.br/blog

Deseja marcar uma consulta? online ou presencial?

Teleconsulta

Consulta Presencial

WhatsApp


Cirurgias nos principais hospitais de BH ( Mater Dei BH, Vila da Serra, Uromaster).

Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia. Como Urologista BH,urologista Nova Lima, urologista Nova Serrana, Urologista Pará de Minas, Urologista Pitangui


Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?