Início » Blog » Sêmen: Por Quê Não Consigo Ter Filho?

Sêmen: Por Quê Não Consigo Ter Filho?

sêmen

O sêmen é o líquido produzido pelo aparelho sexual masculino, sendo essencial para que haja fertilidade masculina. Afim de que ocorra corretamente a produção é necessário um equilibrio hormonal, e que a anatomia local esteja normal.

Os hormônios envolvidos na produção do esperma são:

• testosterona, que é produzida nos testículos,
  • os hormônios luteinizante (LH) e folículo-estimulante (FSH), que são secretados pela hipófise.

De par dessas informações, sabemos então que as alterações nesses hormônios são responsáveis por uma piora na produção do espermatozóides levando a uma  infertilidade masculina.

Além disso, deve ser lembrado a importância dos orgãos sexuais para uma correta produção de sêmen/esperma, a chamada espermatogênese.

Todos os orgãos da região como os testículos, os epidídimos, os vasos deferentes, a próstata, as vesículas seminais, a uretra e o pênis, todos são essenciais no processo da fabricação do sêmen.

O que é o sêmen?

Ele é o fluído liberado pelo corpo masculino durante o orgasmo, sendo essencialmente constituído por secreções das vesículas seminais e da próstata , além de receber secreções das glândulas bulbouretrais. Além disso, associa-se milhões de espermatozoides, que são produzidos nos testículos.

Ao se realizar um espermograma, conseguiremos ver através do microscópio milhões de espermatozóides, que ao serem ejaculados na vagina, nadarão em direção ao óvulo feminino, que está nas tubas uterinas.

E eles são conseguem percorrer esse trajeto, usando os elementos e nutrientes presentes no sêmen.

Que alterações no sêmen podem levar à infertilidade?

Há inúmeras condições que atrapalham a formação do sêmen. Temos como exemplos

• cirurgias prévias
  • defeitos anatômicos de nascença
  • alterações genéticas
  • doenças
  • alterações  hormonais
  • traumas prévios
  • infecções
  • inflamações
  • tumores
  • obesidade.

Entre as doenças mais comuns, temos a varicocele e caxumba, que podem levar a uma atrofia testicular. Devemos lembrar da importância em se operar com um urologista qualificado que realize a cirurgia de varicocele com microscópica.

Já em relação as doenças temos a clamídia e a gonorréia como exemplos.

A vasectomia prévia é a principal causa de azoospermia. Como solução, realizamos a cirurgia de reversão de vasectomia ou outros metodos como a fiv. Podemos citar como exemplos de cirurgias que podem levar a alterações locais: a cirurgia dos tumores testiculares com necessidade de retirada de linfonodos locais, a rtu de próstata e as cirurgias realizadas na uretra que possam vir a prejudicar a ejaculação.

O uso de bombas/ anabolizantes é uma causa frequente de azoospermia no consultório urológico, pois ao usar a Testosterona, os testículos entendem que não dever mais ser produzido o hormônio, que é essencial para a produção de espermatozóides.

Podemos ter ainda as alterações genéticas como deficiência do cromossomo Y que leva a uma queda importante do número de espermatozóides produzidos, além de outras doenças genéticas que podem causar azoospermia, prejudicando assim a fertilidade masculina.

Temos ainda os traumas prévios que podem diminuir a massa testicular.

A obesidade, síndrome plurimetabólica, pode ainda diminuir a quantidade de Testosterona total circulante, piorando a produção do esperma.

O que pode ser feito como forma de tratamento para as alterações seminais?

Tudo dependererá da alteração visualizada no espermograma. A partir dela, iremos realizar novos testes e exames complementares.

Dos exames mais pedidos podemos citar:

• a  ultrassonografia da bolsa escrotal,
  • avaliação do níveis hormonais,
  • a avaliação genética.

Dentre os procedimentos podemos realizar:

Em relação aos principais tratamentos clínicos temos:

• correção dos níveis hormonais
  • uso de vitaminas,
  • tratamentos das ISTs( uretrites) como a clamídia, gonorréia ,
  • orientações dietéticas no intuito de perder peso.

Quando ao tentar todos métodos acima, ou já encontrarmos uma azoospermia desde o iníci, iremos partir para técnicas avançadas de reprodução humanas como a fiv, a inseminação intra uterina.

E nós casos onde não há bons resultados na fiv, ou existe infertilidade permanente, podemos lançar mão do banco de sêmen, utilizando esperma de doadores.

Principais Dúvidas

sêmen transparente pode engravidar?

devemos sempre realizar o espermograma que nos dará os principais paramêtros, avaliando se há alterações.

como tirar o sêmen do homem?

o homem deve se dirigir ao laboratório específico, onde há coleta do esperma, sendo que o mesmo irá para uma sala, se masturbar, e deixar o pote em local indicado.

sêmen amarelo, o que pode ser?

é um sinal que pode estar ocorrendo uma infecção local, como por exemplo por clamídia.

sêmen amarelado pode engravidar?

pode sim, mas como pode haver uma infecção local pode ser que haja uma piora da qualidade seminal.

quando o sêmen sai grosso, o que pode ser?

normalmente podem ser devido infecção ou ficar muito tempo sem ejacular.

sêmen pode causar infecção?

pode sim, pois pode haver todos os tipos de bactérias, vírus, fungos presentes. Então por isso a importância do uso do preservativo em todas as relações.

sêmen faz mal para o bebê?

o que estiver contaminado por algum tipo de infecção pode fazer mal sim, levando em alguns casos até ao aborto. Inúmeras doenças podem ser transmitidas como gonorréia, clamídia, herpes genital, sifílis, hepatites, hiv.

sêmen com sangue o que pode ser?

em pacientes jovens podem estar relacionados a infecções, traumas. Já nos adultos devemos sempre excluir tumores de próstata.

sêmen pode causar infecção urinária?

negativo, mas as ists transmitidas podem levar a sintomas parecidos com os sentidos na infecção urinária.

sêmen engravida?

sim, essa é a principal função!

sêmen na urina, o que pode estar acontecendo?

alguns pacientes como os diabéticos e os que fazem uso da tansulosina podem ter ejaculação retrograda.

porque o sêmen sai quente?

ele sai com a temperatura do corpo 36,5.

sêmen tem testosterona?

negativo, a testosterona é a responsável pela produção do esperma, mas não está presente no esperma.

sêmen tem vitamina?

tem sim, mas vitaminas para o espermatozóide conseguir atingir o óvulo.

Cirurgias nos principais hospitais de BH ( Mater Dei BH, Vila da Serra, Uromaster).

Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia. Como Urologista BH, Uro BHurologista Nova Lima, urologista Nova Serrana, Urologista Pará de Minas, Urologista Pitangui