Pular para o conteúdo
Início » Blog » É hora de falar mais sobre o exame da próstata!

É hora de falar mais sobre o exame da próstata!

próstata

O exame de próstata, popularmente chamado de exame de toque retal, tem como objetivo principal avaliar as estruturas da região anal e consequentemente a próstata.

Ao fazermos o toque retal conseguimos avaliar a consistência da glândula, e a existência de áreas mais duras que nos fazem suspeitar da possibilidade do câncer de próstata .

Além disso, avaliamos outra coisa muito importante: próstata aumentada/ próstata inchada.

Quais sintomas de cancer de prostata?

Na fase inicial, não há qualquer sintoma, em estágios mais avançados: dor óssea, osbtrução urinária, fadiga.

O que é próstata? Próstata função:

Ela é uma glândula que ajuda na produção do sêmen, propiciando nutrientes necessários aos espermatozóides.

O câncer de próstata é uma doença muito comum nos homens, atingindo em torno de 66 homens para cada 100 mil, sendo a segunda causa de morte por câncer no país. Dai a importância da prevenção.

O toque retal é extremamente importante para o urologista, pois possibilita ao mesmo uma melhor avaliação da região a ser estudada.

O toque nos auxilia também a definir se existe um aumento da glândula, chamada de Hiperplasia prostática benigna, que pode causar problemas para os pacientes, como retenção urinária necessitando passagem de sonda vesical, dor ao urinar, acordar diversas vezes à noite, jato fraco.

Para esse aumento, usamos medicamentos como o Combodart/Dutam, dutasterida, finasterida, tansulosina, doxazosina, tadalafila etc

Quando devemos começar a realizar a avaliação da próstata?

A avaliação inicial deve ser feita aos 50 anos para homens brancos e sem histórico de câncer de próstata na família, e nos negros e com histórico familiar de câncer de próstata, essa pesquisa começa aos 45 anos.

Devem ser avaliados anualmente a princípio, e posteriormente pode ser realizada uma avaliação mais espaçada.

Que médico devo procurar para fazer a avaliação da próstata?

O médico urologista é o médico habilitado, treinado e capacitado para fazer essa avaliação. A simples avaliação do Psa total, ou realização de um US próstata não substituem o exame físico e toque retal.

Ultimamente temos visto muitos enfermeiros e médicos de família excluírem os pacientes de uma avaliação especializada com urologista, na maioria dos casos no intuito de cortar custos, porém acarretando sérios danos aos pacientes, na medida que atrasam os seus tratamentos futuros.

Como é o toque retal? Prostata exame

É um procedimento super simples que envolve muitos tabus. A grande maioria dos homens faz o exame sem qualquer queixa, sendo que alguns homens podem apresentar vontade de urinar durante o exame, sendo importante a realização do exame em consultório que possua banheiro.

Aliás, segundo vigilância sanitária, o banheiro é obrigatório nos consultórios de urologia e ginecologia.

O urologista orienta ao paciente a posição mais confortável ao mesmo, podendo ser deitado em posição litotomia ( deitado com as pernas um pouco levantadas, de lado, ou pé com os cotovelos apoiados na maca. Não existe uma posição melhor do que a outra, salientado que quanto mais habilitado o urologista esteja com uma posição, melhor para o exame.

Deve ser feito em condições obrigatórias de higiene, sendo que o urologista normalmente usa duas luvas na mão que irá introduzir o dedo( indicador) no paciente.

Usa-se Xylocaina, gel ou vaselina para diminuir o atrito ao realizar a penetração. Caso o paciente sinta desconforto, deve-se optar por outra posição em novas avaliações.

O ideal é que o paciente fique relaxado e não aperte o ânus durante o exame, pois pode ser muito desconfortável nessa situações.

O exame dura no máximo dez segundos. Durante o exame pesquisamos anormalidades no esfíncter anal, lesões em borda anal, dor local, presença de verrugas locais, avaliamos a ampola retal quanto à presença de massas locais, protuberâncias, e o mais importante do ponto de vista urológico, avaliamos a próstata.

Nesse toque podemos sentir a consistência dela, tamanho, presença de alguma irregularidade, dor, cistos.

  1. remédio para próstata, para que serve?

Os medicamentos são divididos em medicamentos que diminuem o tamanho da glândula ao longo do uso, e medicamentos que diminuem os sintomas.

Além disso, existem medicamentos que possuem os dois componentes associados. Temos como exemplos: Combodart, Dutam, Duomo HP, Doxazosina, tansulosina, dutasterida, finasterida , tadalafila

2. prostata inflamada, o que seria isso?

Ela pode estar aumentada de tamanho causando sintomas urinários, porém neste caso, não está inflamada, apenas aumentada.

Já na prostatite aguda ela está inflamada e necessitará de antibióticos, como por exemplo o Ciprofloxacino.

3. próstata aumentada sintomas? próstata inflamada quais os sintomas?

Os principais sintomas são: acordar várias vezes à noite para urinar, jato fraco, sensação de esvaziamento incompleto, correr para urinar, perda de urina( incontinência urinária).

4. próstata feminina, ela existe?

Negativo, somente nos homens.

5. prostata biopsia, quando deve ser realizada?

Basicamente, utilizamos como critério para pedir uma biópsia: alterações no toque retal, nos valores de Psa total, e ultimamente alterações na Ressonância Multi-paramétrica de próstata.

6. onde é a próstata?

Ela fica localizada na pelve. E onde fica a pelve? Imagine sua barriga, a parte mais baixa dela é a pelve; a glândula fica entre os testiculos e o anus internamente.

7. próstata com 70g, o que significa? próstata tamanho normal, qual seria?

A glândula aos 20 anos de idade pesa em torno de 20g. Ao longo da vida ela tende a aumentar de tamanho.

Uma glândula de 70g é considerada grande (Hiperplasia Prostática Benigna), necessitando já algum tipo de tratamento, que inicialmente pode ser por medicação, ou em alguns casos já sendo necessário a cirurgia de rtu ou prostatectomia.

Exemplos de medicamentos: Combodart, Dutam, Duomo HP, Doxazosina, tansulosina, dutasterida, finasterida , tadalafila.

8. remédio para próstata doxazosina, qual a função dele?

Essa medicação irá combater os sintomas causados decorrentes da hiperplasia próstatica benigna, porém essa medicação não diminui o tamanho da glândula como a finasterida e a dutasterida.

9. próstata aumentada é câncer?

negativo, são doenças diferentes, porém existem glândulas aumentadas que têm câncer.

10. qual o tratamento para próstata aumentada?

Pode ser usado medicação( Combodart, Dutam, Duomo HP, Doxazosina, tansulosina, dutasterida, finasterida ) e/ou cirurgia como a RTU e prostatectomia

11. o que a próstata produz? próstata para que serve?

produzir nutrientes para os espermatozóides

12. quem tem próstata aumentada pode ter relação sexual?

Sim, não há qualquer contra indicação.

13. remédio para próstata combodart ou dutam, há alguma diferença?

Negativo, apenas os fabricantes.

14. prostatovesiculectomia, o que seria isso?

É o nome que se dá para cirurgia realizada no tratamento do câncer de próstata.

15. prostata globosa, prostata grande, defina!

O aumento da glândula leva a produção de termos científicos, que nada mais são que definições diferentes do mesmo termo.

16. remédio para próstata na farmacia, qual comprar?

Apenas o que o seu urologista prescrever. Todos os que fazem propaganda em rádios e televisão não tem qualquer efeito comprovado. Cuidado!

17. o que significa próstata com textura heterogênea?

Ao toque retal sentimos normalmente uma superfície lisa, porém em alguns casos pode haver alteração dessa textura, ocorrendo nódulos locais, locais mais duros que vão caracterizar uma textura mais heterogênea.

18. prostata doi?

Pode doer sim na prostatite

19. prostata sintomas iniciais, quais são eles?

O câncer de próstata não tem sintomas na fase inicial, já o aumento da glândula pode causar alguns sintomas: jato fraco, urinar toda hora, sensação de esvaziamento incompleto, urgência para urinar.

20. prostata peso normal, qual seria?

Em torno de 20g para o adulto jovem.

21. Doutor, defequei antes da consulta, posso realizar o exame?

Não há qualquer contra indicação nessas situações. Muitos pacientes já chegam ao consultório constrangidos e devido a isso, nunca deixo de fazer o toque, pois não posso perder a oportunidade do exame, visto que alguns pacientes nunca mais irão voltar ao consultório.

Eu só evito fazer exames caso o paciente esteja com diarreia, ou doenças agudas na região anal, tais como hemorroidas, abscessos, dor local.

22. Durante o exame é realizado sedação ou anestesia local?

O exame é indolor na maioria dos casos, e isso não se faz necessário. Ele é feito durante uma consulta de rotina.

23. Quanto custa em média o exame da próstata?

Vários pacientes têm essa dúvida. Não há cobrança alguma para se fazer o toque retal. Ele faz parte da consulta do urologista. Jamais deve ser cobrado a parte.

24. Há alguma contraindicação para o toque?

Pacientes com estenose em esfíncter anal, por doença inflamatória local ou pós operatórios de cirurgias proctológicas podem apresentar dificuldades para serem avaliados.

Além disso, pacientes com doenças agudas na região como hemorróidas, fistulas, doenças inflamatórias devem primeiro melhorar o quadro e depois retornar ao urologista.

Nesses casos devem realizar uma avaliação prévia com o proctologista no intuito da resolução do quadro.

25. Após a consulta vou receber alguma relatório sobre o toque?

A maioria dos urologistas não irã fornecer qualquer relatório sobre o exame físico, pois o toque retal serve apenas com uma estimativa do quadro, sendo necessário exames complementares caso haja alguma alteração percebida.

Laudo é dado somente com exame de imagem, onde há um documento, uma imagem.

26. Meu toque deu alterado!! Isso é motivo de alarde?

O toque pode estar alterado em algumas situações: inflamação, aumento, câncer.

O seu médico irá dar seguimento a sua patologia, ora pedindo um US da região, seja pedindo uma Biópsia, ou realizando um tratamento clínico.

Cada caso é um caso, você não pode ficar aflito apenas por suposições, deve confiar no seu médico.

27. Vou sempre ao urologista, porém não desejo realizar o toque e quero fazer meu acompanhamento apenas com o PSA total. Estou correndo algum risco?

Sim, você estará correndo o risco de não tratar um câncer de próstata em estágio inicial, identificado pelo toque, e vir a ter um câncer em estágio mais avançado com poucas possibilidades de cura.

28. O câncer de próstata costuma dar sintomas?

No estágio inicial, ele não vai dar nenhum sintoma.

Porém, a medida que ele vai crescendo, ele pode causar sintomas urinários devido compressão da uretra, sangramentos na urina e no sêmen, dores locais e na coluna.

29. PSA total alterado: eu tenho câncer?

O PSA é um exame relacionado com a próstata, porém não é específico para o câncer de próstata, podendo estar alterado em doenças como aumento,( hpb) e inflamação( prostatite).

Por isso, sempre importante consultar um urologista, que é o único médico com capacidade e treinamento para discernir o que está ocorrendo.

30. O principal fator de risco para o câncer de próstata é a idade?

Sim, verdadeiro, pois a medida que ficamos mais velhos, aumentamos a chance de desenvolver esse tipo de câncer.

Outro fator importante é o histórico familiar ( pai ou irmão com câncer prostático.)

31. O aumento da próstata leva a um quadro de impotência?

Até o presente momento não se mostrou qualquer relação.

O que pode causar um quadro de impotência é a prostatectomia radical ou uso de drogas para diminuir o tamanho da glândula.

32. Por que devemos evitar o aumento da glandula?

Pois esse aumento pode causar diversas complicações como retenção urinária com necessidade de passagem de sonda vesical, pedra nos rins ou na bexiga( leia artigo sobre pedra nos rins e seus tratamentos), sintomas urinários, infecção de urina.

33. O que é o Novembro Azul?

É uma campanha criada no intuito de alertar os homens sobre a importância do exame preventivo prostático.

34. Pode ser feita reposição de testosterona em quem têm câncer de próstata?

Somente o seu urologista poderá liberar a reposição hormonal, caso você tenha câncer.

35. O aumento da próstata causa ejaculação precoce?

Negativo, não existe essa relação.

36. O aumento da próstata pode causar pedra nos rins?

Sim, existe essa relação na medida que a retenção/ lentificação do fluxo urinário leva a formação de cálculos renais

Gostou do artigo? Ainda tem dúvidas? acesse meu blog onde tenho outros artigos relacionados:

www.drleone.com.br/blog

www.imandrologia.com.br/blog

Deseja marcar uma consulta? online ou presencial?

Teleconsulta

Consulta Presencial

WhatsApp

Cirurgias nos principais hospitais de BH ( Mater Dei BH, Vila da Serra, Uromaster).

Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia. Urologista BH, urologista Nova Lima, urologista Nova Serrana, Urologista Pará de Minas, Urologista Pitangui

Marcações:

37 comentários em “É hora de falar mais sobre o exame da próstata!”

  1. Pingback: Dor nos rins - Dr. Fernando Leone

  2. Pingback: Impotência sexual: 70 dúvidas, principais tratamentos, Urologista

  3. Pingback: Tadalafila: é seguro tomar? - Dr. Fernando Leone

  4. Pingback: Pênis: como aumentar? - Dr. Fernando Leone

  5. Pingback: O que é Hidronefrose?  - Dr. Fernando Leone

  6. Pingback: Cistoscopia o que é? - Dr. Fernando Leone

  7. Pingback: Cálculos Renais: dúvidas sobre o tratamento - Dr. Fernando Leone

  8. Pingback: Ureteroscopia o que é? - Dr. Fernando Leone -Urologista

  9. Pingback: Dor Lombar o que pode ser? - Dr. Fernando Leone - Urologista

  10. Pingback: Sangue na urina - Dr. Fernando Leone - Urologista

  11. Pingback: Urologista BH - Dr. Fernando Leone

  12. Pingback: Câncer de próstata - Dr. Fernando Leone - Urologista

  13. Pingback: O que é Clamidia? - Dr. Fernando Leone - Urologista

  14. Pingback: Prostatectomia - Dr. Fernando Leone - Urologista

  15. Pingback: Testosterona - Dr. Fernando Leone - Urologista

  16. Pingback: Combodart - Dr. Fernando Leone - Urologista

  17. Pingback: Dutasterida - Dr. Fernando Leone - Urologista

  18. Pingback: Finasterida: dúvidas - Dr. Fernando Leone - Urologista

  19. Pingback: Sonda Vesical - Dr. Fernando Leone - Urologista

  20. Pingback: Ciprofloxacino - Dr. Fernando Leone

  21. Pingback: Médico Urologista - Dr. Fernando Leone

  22. Pingback: Infecção Urinária - Dr. Fernando Leone - Urologista

  23. Pingback: Ducto Deferente: você tem os dois? - Dr. Fernando Leone

  24. Pingback: Tomar Tadalafila de vez em quando faz mal? Dr. Fernando Leone

  25. Pingback: O urologista trata de quais doenças? - Dr. Fernando Leone

  26. Pingback: Aumento da Próstata: e agora? Dr. Fernando Leone - Uro BH

  27. Pingback: Próstata Aumentada é Grave? - Dr. Fernando Leone

  28. Pingback: Andropausa: Sintomas, Tratamentos e Bem-Estar - Dr Leone Uro

  29. Pingback: Raspagem da Próstata: Restaurando sua Saúde! Dr Leone Uro BH

  30. Pingback: Quando o Psa é Preocupante? - Dr. Fernando Leone

  31. Pingback: Sêmen: Por Quê Não Consigo Ter Filho? Dr. Leone - Uro BH

  32. Pingback: Tratamento Para Câncer De Próstata -Dr. Fernando Leone Uro BH

  33. Pingback: Hiperplasia Prostática Benigna - Dr. Fernando Leone - Urologista

  34. Pingback: Tadalafila Aumenta o Tamanho? Dr. Fernando Leone - Urologista - Uro BH

  35. Pingback: Rastreio Câncer de Próstata - Dr. Fernando Leone - Urologista BH

  36. Pingback: Sildenafila: Ela Mata? Dr. Fernando Leone - Urologista BH - Urologista BH

  37. Pingback: Hiperplasia e Câncer: Como Diferenciar? Dr. Leone - Uro BH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?