Início » Blog » Próstata Aumentada é Câncer?

Próstata Aumentada é Câncer?

A próstata aumentada é câncer? A hiperplasia prostática pode levar ao câncer de próstata?

A próstata pode ter basicamente três doenças que levam a consultas, tratamentos medicamentosos, e cirurgias indicadas pelos médicos urologistas.

A mais comum é a hiperplasia prostática benigna que é o aumento do volume da próstata. Esse crescimento leva a inúmeros sintomas urinários, como acordar várias vezes à noite para urinar, sensação de esvaziamento incompleto, jato fraco e entrecortado, urgência urinária, incontinência urinária.

Esses sintomas normalmente são tratados com medicamentos como o Combodart, a Dutasterida, a Finasterida, Tansulosina, Doxazosina.

Caso a próstata tenha crescido muito indicamos cirurgias como a rtu de próstata e a prostatectomia.

Outra doença que pode ocorrer é a prostatite, uma infecção/inflamação da próstata que leva a sintomas como dor pélvica, dor no períneo( região entre saco escrotal e ânus), dor no pênis, dores ao urinar e ao ejacular.

O tratamento é medicamentoso, e em alguns pacientes pode ser dificil a obtenção de uma melhora rápida.

A terceira doença mais comum é o câncer de próstata que a princípio não causa muitos sintomas, pois acomete uma parte da próstata mais afastada da uretra. O diagnóstico se dá pela consulta anual com seu urologista, seja através de um aumento do Psatotal, seja através da alteração no toque retal.

Diante de alterações iremos pedir exames confirmatórios como a ressonância multiparamétrica da próstata e a biópsia da próstata com sedação.

O tratamento irá depender do grau do tumor ao diagnóstico, e podemos ter alguns tipos de tratamento como a prostatectomia radical, a hormonioterapia, e a radioterapia/braquiterapia.

A próstata aumentada pode ser câncer?

negativo, não há qualquer relação entre o aumento da próstata e o câncer de próstata. Muitos pacientes ficam ansiosos quando chegam ao consultório com sintomas urinários e com um ultrassom mostrando crescimento da próstata. Mas essa relação não existe!

A prostata aumentada é sinal de cancer?

negativo, mas podem existir próstatas aumentadas com câncer de próstata, mas o aumento da próstata não causa câncer de próstata.

A próstata aumentada pode virar câncer?

pode, mas porque no meio de uma próstata aumentada pode haver um câncer de próstata e não porque o aumento da próstata leva a um câncer.

Próstata aumentada e câncer, como podemos diferenciar?

Em uma consulta de rotina o objetivo principal é definir se há sintomas urinários, se há crescimento da próstata, e se há nódulos ao toque retal. Além disso, pesquisamos pelo aumento do psa total e sangue na urina.

O aumento do psa total e alterações ao toque nos indicam que possa estar havendo um câncer de próstata. Desta maneira iremos pedir a biópsia da próstata.

Próstata aumentada em jovens, o que deve ser feito?

Isso é uma situação muito incomum, mas na grande maioria dos casos esse paciente será submetido a algum tipo de cirurgia.

A próstata aumentada é perigoso?

Pode levar a problemas sim, como retenção urinária com necessida de passagem de sonda vesical, infecção urinária, formação de cálculos na bexiga, hidronefrose, necessidade de cirurgia para melhorar os sintomas urinários.

É possível realizar a cirurgia de próstata pelo plano de saúde?