Início » Blog » Cirurgia de Próstata: Tem Como Evitar?

Cirurgia de Próstata: Tem Como Evitar?

cirurgia de próstata

A cirurgia de próstata é uma das cirurgias mais realizadas na urologia. E o motivo principal disso é o envelhecimento do homem, que faz com que ocorra um aumento da próstata, ou câncer de próstata. Para você ter uma idéia, praticamente 80% dos homens ao passarem dos 70 anos irão necessitar de algum tipo de tratamento da próstata, seja ele medicamentoso, seja ele através da cirurgia.

Por isso a importância de um consulta com um médico urologista, pois em alguns casos, esse aumento prostático pode passar despercebido.

Já em outros pacientes, ocorre uma mudança nos sintomas urinários, desencadeadas pela obstrução causada pelo aumento da próstata, tais como:

• aumento da frequência urinária
  • dor ao urinar
  • levantar várias vezes à noite para urinar
  • sensação de esvaziamento incompleto após a micção
  • infecção urinária
  • jato urinário fraco
  • dor no pé da barriga
  • retenção urinária com passagem de sonda vesical de alívio ou sonda vesical de demora.
  • urgência para urinar, podendo ocorrer perda urinária na roupa, necessidade do uso de fraldas.
  • sangue na urina

Ao realizar a consulta, iremos definir a gravidade dos sintomas, realizar o toque retal, pedir alguns exames como o ultrassom pélvico, exames de urina, psa total, e definir qual medicamento deverá ser iniciado.

Alguns medicamentos servem apenas para melhorar os sintomas: doxazosina, tansulosina, tadalafila, vesicare, impere, vesomni.

Já outros medicamentos, que são compostos pelos medicamentos acima associados à dutasterida ou a finasterida, irão tentar diminuir o tamanho da próstata ao longo dos anos. São eles: o Dutam, Combodart, Duomo HP, Prós HP.

Além disso, podemos ter como diagnóstico o câncer da próstata, diagnóstico esse dado pela biópsia.

Quando optar pela cirurgia de próstata?

O principal critério para a cirurgia da próstata aumentada é o tamanho da próstata ao ultrassom ou ressonância.

Já nos tumores de próstata o principal critério é a possibilidade de ressecção do tumor, principalmente nos pacientes diagnósticados sem metástases( tumores em outros orgãos).

Paciente que chega ao consultório, com próstata volumosa, como por exemplo uma próstata de 60 a 70g já tem uma indicação cirúrgica, como uma forma de prevenção de lesões na musculatura da bexiga.

Pode ser tentado tratamento com medicamentos nesses pacientes acima?

Sim, sempre usaremos, mas o controle dos sintomas e da diminuição da próstata com uso dos medicamentos deve ser muito bem calculado e acompanhado pelo urologista assistente.

Mas sempre respeitamos a opinião do paciente, claro, orientando o que é o melhor para ele no momento.

Como é feita a cirurgia da próstata aumentada?

Nós temos algumas opções terapêuticas:

• prostactecomia aberta: onde é feito um corte abaixo do umbigo até o osso púbis, sendo retirada a parte central da próstata. É indicada nos casos de próstatas muito grandes ou onde não pode ser realizada técnicas menos invasivas.
  • raspagem da próstata: realizado nas próstatas de até 70-80g, com ótimos resultados. Realizamos um buraco na parte mais central da próstata melhorando assim o fluxo urinário.
  • técnicas minimamente invasivas como a laparoscópia e a cirurgia robótica: diminuem as taxas de sangramento e tem menor índice de complicações. Nessas técnicas, iremos retirar somente a parte mais central da glândula.

Cirurgia de próstata recuperação: como é?

Vai depender muito do tipo de cirurgia realizada:

• na raspagem da próstata costumamos deixar o paciente dois dias no hospital, com a chamada irrigação vesical, que nada mais que é um soro que fica lavando a bexiga todo o dia, no intuito de evitar coagulos e obstrução da sonda vesical. A sonda vesical será retirada antes da alta onde será avaliado se o paciente está urinando adequadamente.
  • Na prostatectomia aberta, também deixamos o paciente com sonda vesical de demora apos a cirurgia por pelo menos 2 dias, e esperamos o mesmo urinar espontaneamente após a retirada da sonda.
  • Já nas cirurgias minimamente invasivas, o paciente irá ficar com sonda durante um tempo maior, em torno de 10 dias.

Importante lembrar que todo paciente deve retornar ao consultório para realizar acompanhamento no pós operatório, avaliar se houve sangramento que necessite reposição de ferro ou sangue, se há algum tipo de infecção( urinária, pele, abscessos), como está urinando, se tem alguma queixa específica.

Além disso, é necessário avaliar o anatomopatológico da peça cirúrgica, se há algum indício de câncer de próstata.

Sempre oriento aos meus pacientes antes e após a cirurgia, que ele dificilmente irá ejacular, mas conseguirá sentir prazer( gozo), porém sem esperma( ejaculação seca).

Todos pacientes se preocupam para onde vai o esperma. Ele irá sair na urina posteriormente e não há qualquer problema nisso.

Essas cirurgias descritas não causam qualquer problema em relação a impotência sexual, pois não são cortados os nervos responsáveis pela ereção, como pode ocorrer na prostatectomia radical( cirurgia realizada no câncer de próstata).

Principais dúvidas relacionadas

A cirurgia de próstata é perigosa?

qualquer cirurgia oferece riscos, mas os principais riscos envolvidos na cirurgia são:

• sagramentos
  • infecções
  • dores
  • hematomas
  • lesão do reto
  • lesão da uretra

cirurgia de próstata valor

vai variar muito a depender do tipo de cirurgia a ser realizada, pois cada cirurgia tem suas peculiaridades.

qual o tempo de recuperação da cirurgia de próstata?

normalmente pedimos ao paciente um repouso relativo em torno de 15 dias.

A retirada da sonda após cirurgia de próstata, ela doi?

negativo, leve ardor apenas. O paciente tem mais medo do que sente dor.

cirurgia de próstata a laser quanto custa?

o valor vai depender muito da cidade, do hospital, do material a ser usado e dos valores do urologista.

cirurgia de próstata em idoso, é perigosa?

toda cirurgia em idosos envolve mais riscos, pois a reserva do idoso é menor. Ele possui mais doenças, toma mais remédios, pode já ter problemas cardíacos, avc prévio, diabetes, problemas de locomoção, de entendimento. Sempre quando acompanhar um idoso ao médico, levar todos exames e receitas, principalmente os mais recentes.

quem faz cirurgia de próstata fica impotente?

negativo, somente nas cirurgias de câncer de próstata existe essa possibilidade, que é maior nos tumores mais avançados.

infecção urinária após cirurgia de próstata, é comum?

sim, pois há manipulação do trato urinário, podendo ocorrer infecção urinária.

cirurgia de próstata quanto tempo dura?

a cirurgia dura em média de 1 a 3 horas.

sonda após cirurgia de próstata, incomoda muito?

os pacientes queixam um pouco de incômodo, porém esse incômodo é temporário.

qual a melhor cirurgia de próstata?

não existe uma melhor cirurgia, existe a mais indicada para as condições do paciente, tanto financeiras como de saúde.

quem faz cirurgia de próstata pode ter filhos?

pode sim, mas talvez não consiga mais por método natural, precisando de métodos de reprodução assistida como a fiv ou inseminação intra uterina.

sangramento após cirurgia de próstata, o que fazer?

vai depender do tipo de cirurgia que você fez, mas sempre oriento procurar seu urologista, hidratar bastante, repouso.

quais são as sequelas da cirurgia de próstata?

das cirurgias realizadas quando a próstata é aumentada de tamanho, teremos a ausência de ejaculação como a principal consequência.

Já nas cirurgias de tumores, as duas principais consequências, além da falta de ejaculação, são: possibilidade de impotência sexual, possibilidade de incontinência urinária( perda de urina).

quem faz cirurgia de próstata?

´é o médico urologista.

quem fez cirurgia de próstata pode tomar tadalafila?

sim, se você não tem qualquer contra-indicação ao uso, pode tomar sim. Aliás, deve tomar!

febre após cirurgia de próstata, o que fazer?

comunicar ao seu urologista, pois pode ser sinal de infecção.

sangue na urina após cirurgia de próstata

pode ocorrer essa saída por um longo período, sendo que caso o paciente persista por muito tempo ele necessita realizar um exame mais aprofundado.

Cirurgias nos principais hospitais de BH ( Mater Dei BH, Vila da Serra, Uromaster).

Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia.