Início » Blog » Hiperplasia e Câncer: Como Diferenciar?

Hiperplasia e Câncer: Como Diferenciar?

Hiperplasia e Câncer

Como conseguimos diferenciar entre e hiperplasia prostática e câncer de próstata?

Muitos pacientes ao receber um diagnóstico de aumento da próstata ficam com medo de estarem com câncer de próstata.

Temos de lembrar que a hiperplasia normalmente causa sintomas urinários como:

• acordar à noite várias vezes
  • sensação de esvaziamento incompleto
  • jato fraco e entrecortado
  • urgência urinária
  • gotejamento terminal
  • retenção urinária com necessidade de passagem de sonda vesical de demora
  • pode estar ocorrendo infecção urinária de repetição

Já o câncer de próstata não causa sintomas inicialmente, mas somente em estágios mais avançados, quando pode tomar toda a próstata e causar obstrução urinária.

Mas então, como o médico urologista consegue diferenciar entre o aumento prostático e o câncer?

O que é a hiperplasia prostática?

é o aumento do volume e tamanho prostático, chamado de Hiperplasia Prostática Benigna, um tumor benigno, e ocorre por um crescimento celular na parte central da próstata.

O que é o câncer de próstata?

Já o câncer de próstata é uma neoplasia/tumor maligno, havendo crescimento desordenado das células prostáticas. Caso não haja tratamento, esse tumor irá levar a consequências graves.

Nesse sentido, todos os homens têm de começar a prevenção aos 45 anos, pois ela é uma doença dita silenciosa, e quando dá sintomas já está em estágio mais avançado.

Como o urologista consegue diferenciar entre Hiperplasia e Câncer?

A consulta anual de rotina para avaliação da próstata tem justamente essa finalidade. Então basicamente iremos definir o que paciente tem com as investigações abaixo:

• história clínica sobre os sintomas urinários
  • toque retal para avaliação do tamanho da próstata e se há alguma irregularidade na superfície prostática
  • exame de urina rotina, urocultura e psatotal
  • ultrassom pélvico para avaliar o tamanho da próstata, se existe resíduo de urina após a micção.

Assim, teremos condições para avaliar mais sobre hiperplasia e câncer e podemos tomar decisões mais acertadas sobre a próxima conduta.

Caso o Psatotal e o exame físico estejam sem alterações, damos seguimento ao tratamento do paciente, que terá o diagnóstico somente de hiperplasia prostática benigna.

Assim indicaremos os tratamentos necessários, como por exemplo, o uso de medicamentos como a doxazosina, a tansulosina, a dutasterida, o combodart e a tadalafila.

Já nos pacientes que apresentarem uma próstata grande, com sofrimento da bexiga, iremos indicar as cirurgias da próstata, como por exemplo a RTU de próstata, a prostatectomia.

Na outra vertente, nos pacientes com suspeita de câncer de próstata, iremos realizar uma ressonância multiparamétrica da próstata ou uma biópsia de próstata com sedação, para darmos o diagnóstico preciso.

Em caso de câncer de próstata confirmado, iremos definir o tratamento, se cirúrgico ou outras modalidades como a radioterapia, hormonioterapia.

Uma dúvida muito comum é se a hiperplasia é um fator de risco para o câncer de próstata? Negativo, não há qualquer relação, inclusive pode ocorrer as duas doenças ao mesmo tempo.

3 comentários em “Hiperplasia e Câncer: Como Diferenciar?”

1. Pingback: Médico Andrologista - Dr. Fernando Leone

2. Pingback: Quando o Psa é Preocupante? - Dr. Fernando Leone