Início » Blog » Aumento da Próstata: E Agora?

Aumento da Próstata: E Agora?

aumento da próstata

O aumento da próstata é umas das principais causas de consultas urológicas. Normalmente esse aumento ocorre ao longo da vida, dando sinais mais evidentes nos idosos.

Numa consulta de rotina, o toque retal serve para avaliar tanto um aumento na próstata como uma alteração suspeita de câncer na próstata.

E o que causa aumento da prostata?

Esse aumento volumétrico da próstata se dá basicamente pelo aumento da idade, e causas genéticas.

O que significa aumento da próstata?

A próstata é uma glândula localizada na regíão pélvica masculina, e parte da uretra masculina passa por dentro dela. Por isso, quando a próstata aumenta de tamanho, a urina terá maior dificuldade em passar, desencadeando sintomas urinários.

Aumento Benigno da Próstata Sintomas

Normalmente, quando ocorre uma prostata com aumento de volume, o paciente irá desenvolver alterações urinárias como por exemplo:

• nictúria: poderá acordar mais à noite;
  • poderá ter uma sensação de esvaziamento incompleto
  • urgência urinária: ter de correr para urinar
  • polacúria: ir várias vezes ao banheiro
  • jato fraco,
  • jato entrecortado
  • gotejamento terminal ( urinar na cueca após fim da micção).

E como vem o resultado do ultrassom pélvico normalmente?

Ele vem descrito como uma prostata com dimensões aumentadas e contornos lobulados, além de ser definido o tamanho ou peso prostático, quantidade de urina residual, ou seja, o que ficou para trás após a micção.

Além disso, são descritos as características da bexiga, como grossura da parede da mesma, se ela apresenta aparência sofrida por estar tentando vencer a resistência que a próstata aumentada causa, se existem divertículos vesicais, cálculos vesicais( cistolítiase).

E esse aumento da próstata é normal?

Sim, podemos dizer que é uma característica do envelhecimento masculino, mas que deve ser sempre avaliado pelo seu urologista.

Daí a importância de uma consulta com um médico urologista, não só pela prevenção do câncer de próstata, como pelo aumento de prostata benigno.

Esse aumento da prostata é grave?

em alguns pacientes pode ser grave sim, pois irá causar uma retenção de urina, necessitando a passagem de sonda vesical de demora.

Além disso, pode ocorrer infecção urinária, sangramentos na urina, sepse de foco urinário levando a quadros graves, necessidade de internação hospitalar e até a óbito em decorrência do quadro citado.

Esse aumento da prostata pode ser cancer?

normalmente são duas doenças distintas, mas pode haver câncer em próstatas aumentadas. O importante é definir o que está acontecendo.

Hoje temos boas ferramentas que nos ajudam a definir se o paciente apresenta apenas aumento do tamanho ou se apresenta um câncer de próstata.

E o principal exame definidor hoje é a ressonância multiparamêtrica da próstata, que nos dá um indicativo da necessidade de biópsia prostática, e onde há uma lesão suspeita a ser biopsiada.

O aumento da prostata em jovens é comum?

negativo, mas pode ocorrer, e não é o mais comum. Suspeitamos em casos de infecção urinária, sintomas urinários em pacientes mais jovens.

Iremos então pedir um ultrassom pélvico que nos dará o tamanho da próstata, se há alterações na bexiga, se há resíduo urinário.

Tratamento para Aumento da Prostata

Os tratamentos para o aumento prostático podem ser divididos em medicamentos e cirúrgicos.

Mas como iremos definir qual a é indicação no momento?

Após avaliarmos os sintomas do paciente, juntamente com o tamanho da próstata, poderemos ter uma definição sobre o que fazer.

Próstatas muito grandes, pacientes com uso de sonda vesical, pacientes que já fizeram uso de medicamento para aumento da prostata, e os que não desejam remedio para aumento da prostata, todos esses têm indicação de cirurgia de próstata, como por exemplo a prostatectomia ou a rtu de próstata.

E como tratar aumento da prostata nos pacientes que desejam medicamentos?

Temos alguns tipos de medicamentos que podem ser usados:

• medicamentos que melhoram apenas os sintomas não interferindo no tamanho prostático: tansulonsina, doxazosina, tadalafila, vesomni, vesicare, fenazic, impere, oxibutinina
  • medicamentos que diminuem o tamanho da próstata: dutasterida, finasterida
  • medicamentos que têm associação de drogas, visando diminuição do tamanho e melhora associada dos sintomas: Combodart, Dutam.

Os pacientes devem fazer uso contínuo dessas medicações, visando o controle dos sintomas. Devem evitar manipular, pois tenho visto muitas farmácias de manipulação com medicamentos abaixo da crítica.

Outro fator importante a ser lembrado são os medicamentos fitoterápicos, ou seja, de venda livre. Costumo ver no consultório, paciente com indicação de tomar uma medicação que é super necessária ao mesmo, prescrita por um urologista, e com o tempo mudar a medicação, por sugestão de um balconista de farmácia, por um medicamento que não irã ajudar em nada, mas é mais barato do que o medicamento certo.

Está perdendo tempo tomando algo que não funciona!

Testosterona e aumento da prostata, qual a relação?

sabemos que o aumento da testosterona leva a um crescimento da próstata. Então, em pacientes que fazem reposição hormonal e nos pacientes que usam Testosterona sem indicação, fica a dica para tomar cuidado, pois a próstata poderá crescer e começar a dar sinais desse aumento.

O aumento da próstata causa impotência?

negativo, não há qualquer relação descrita, o que pode estar acontecendo é que o paciente está ficando mais velho e desenvolvendo impotência sexual.

Há como evitar o crescimento da próstata?

Somente com os medicamentos, mas eles só serão prescritos após o crescimento, não serão prescritos em pacientes com próstatas pequenas.