Início » Blog » Pedra Na Bexiga: É Grave?

Pedra Na Bexiga: É Grave?

pedra na bexiga

O que é pedra na bexiga?

A pedra na bexiga é uma situação bem comum na urologia, e os pacientes acabam por descobrir através de algum exame realizado de rotina.

Constitui na presença de cálculos renais no interior da bexiga, podendo os mesmos ser produzidos no rim ou na própria bexiga.

Pedras na bexiga sintomas

os principais sintomas encontrados são: dor ao urinar, jato entrecortado, dor na parte mais baixa da barriga, sensação de peso na parte mais baixa da barriga, infecções urinárias de repetição, sangue na urina, pode ocorrer retenção urinária.

O que causa pedra na bexiga?

a principal causa é descida de cálculos renais para a bexiga. Mas os cálculos também podem aumentar na bexiga ao longo do tempo.

Mas de uma maneira geral, o mecanismo de produção dos cálculos é por hipersaturação de algum cristal na urina.

Qual exame detecta pedra na bexiga?

vários, podendo ser desde um rx simples de abdomen, ao ultrassom de vias urinárias, ou o ultrassom pélvico, além da tomografia de abdome e pelve, e da ressonância de abdome e pelve.

Mas no dia a dia, usamos o ultrassom por ser um exame barato e de fácil acesso, além de não ter radiação.

Pedra na bexiga o que fazer?

Quando realizamos um ultrassom ou outro exame de imagem, podemos identificar pedras na bexiga. A conduta a ser realizada, vai depender do tamanho da pedra encontrada, do número de pedras na bexiga, se há sintomas, infecção urinária.

De uma maneira geral, as pedras maiores têm de ser retiradas através de cirurgia aberta denominada de cistolitotomia.

Pedra na bexiga tratamento

A cirurgia sem sombra de dúvidas é o tratamento mais indicado. Ela pode ser duas modalidades:

• aberta: indicada nos casos onde o cálculo é muito grande e a cirurgia por método não invasivo irá demorar muito. Nesses casos é muito melhor fazer uma incisão e retirar o cálculo.
  • minimamente invasiva: por dentro do canal da uretra, iremos atrás dos cálculos fragmentando os mesmos, podendo usar duas formas para quebrá-los, o laser ou o litotridor balístico.

como eliminar pedra na bexiga naturalmente?

a pedrinha pode sair naturalmente, mas em alguns casos pode ficar presa na uretra, e causar grandes dores para sair naturalmente.

o seu médico urologista saberá definir o que é melhor para você. Realize sempre um consulta nesses casos.

pedra na bexiga é perigoso?

pode ser sim, principalmente quando obstrui a saída da urina, causando insuficiência renal aguda ou infecções urinárias que levam a sepse.

pedra na bexiga demora para sair?

pode ser que nunca saia, daí a importância da realização da consulta com um urologista, que saberá a conduta melhor para cada caso.

chá para pedra na bexiga

a única coisa que o chá poderá fazer é aumentar a quantidade de urina produzida, empurrando assim um cálculo que esteja na bexiga. Mas algumas pedras jamais irão sair, pois são grandes.

Então os chás não têm qualquer utilidade nesse sentido.

pedra na bexiga pode matar?

pode sim, pois pode levar a insuficiência renal aguda devido à obstrução e a uma sepse de origem urinária, causasa por uma infecção urinária.

pedra na bexiga remédio caseiro, ele existe?

sim, marcar a consulta com seu urologista, esse é o melhor remédio para você nessas situações.

pedra na bexiga como eliminar?

caso você realize uma consulta com outro médico, tendo realizado um ultrassom ou outro exame de imagem que mostre que você está com pedras na bexiga, o melhor a fazer é consultar com um urologista, que irá indicar a cirurgia a ser feita, resolvendo a situação.

pedra na bexiga dor, onde incomoda?

pode ocorrer dor na parte mais baixa da barriga, no pênis, dor ao urinar.

pedra na bexiga cirurgia, quais as opções?

A cirurgia sem sombra de dúvidas é o tratamento mais indicado. Ele pode ser duas modalidades:

remedio para pedra na bexiga, existe algum?

negativo, os medicamentos atuais não conseguem eliminar esses cálculos, pois não há como dilatar a uretra.

pedra na bexiga tamanho, qual a importância?

serve basicamente para podermos definir qual o tipo de cirurgia será feita: se aberta ou pela uretra.

Pedras muito grandes ou uma quantidade muito grande de pedras tem indicação de se realizar cirurgia aberta.

como eliminar pedra na bexiga, existe algo que possa fazer?

Negativo. Essas pedras irão sair independente do que você fizer. O ideal é sempre consultar um urologista que poderá definir junto a você o melhor tratamento.

Mas já sabemos que pedras maiores não são expelidas pela uretra.

pedra na bexiga tomografia, é um bom exame?

sim, excelente exame, mas não é o exame de rotina necessário devido a radiação emitida.

O ultrassom quando bem indicado é o melhor exame a ser feito, pois consegue dar uma boa idéia do que está acontecendo.

pedra na bexiga o que fazer?

procurar sempre um urologista que saberá a melhor conduta a ser feita. Cada caso é um caso. Prioridade é saber o tamanho dos cálculos, que irá definir o tipo de cirurgia a ser feita.

retirada de pedra na bexiga nome

o nome da cirurgia é cistolitotomia podendo ser aberta ou pela uretra.

quando a pedra esta na bexiga, quais as consequências?

pode ocorrer dificuldades para urinar, dor ao urinar, infecções urinárias de repetição, retenção urinária, sepse, insuficiência renal aguda devido à retenção urinária.

pedra na bexiga cirurgia a laser, é o melhor método?

pode ser sim quando a pedra não é muito grande, mas quando os cálculos são grandes pode ser necessária a cirurgia aberta.

pedra renal na bexiga, é caro o tratamento?

vai depender muito do local onde você mora, se será uma cirurgia aberta ou minimamente invasiva, se há muitos cálculos na bexiga, os honorários do urologista e equipe.

Quantos dias de internação são necessários?

normalmente necessitamos de 1 dia de internação, sendo o paciente liberado no outro dia após o procedimento cirúrgico.

Vou ficar de sonda vesical de demora após a cirurgia?

somente por 1 dia, para que não fique obstruído por coágulos no pós operatório.

Quais exames são necessários no pré operatório?

normalmente, precisamos de apenas um ultrassom para poder indicar a cirurgia e definir qual o melhor tratamento para o paciente.

como conseguir operar pelo plano de saúde?

muito simples, marcar uma consulta com um urologista que irá fazer toda a parte burocrática e o pedido junto ao plano de saúde. Urologista Bradesco, urologista sulamerica, urologista amil

Cirurgias nos principais hospitais de BH ( Mater Dei BH, Vila da Serra, Uromaster).

Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia.

Urologista BH, Uro BH, Urologista NOva Serrana, Urologista Pará de MInas, Urologista Pitangui