Início » Blog » Cálculo Renal Tratamento: É Sempre Cirúrgico?

Cálculo Renal Tratamento: É Sempre Cirúrgico?

Cálculo Renal Tratamento

O tratamento de cálculo renal é algo desafiante e fascinante, pois envolve diversas possibilidades e manejos, e deve ser sempre conduzido por um médico urologista.

Existem hoje diversos tipos de tratamento, sendo que os fatores determinantes para esse tratamento são: o local onde o cálculo renal está, a quantidade de pedras, o estado clínico do paciente, a capacidade para pagar os custos, presença de infecção urinária concomitante ao quadro de dor, todos os fatores acima citados irão influenciar o tipo de tratamento a ser feito

Cálculo Renal Sintomas e Tratamento

Os principais sinais e sintomas associados aos cálculos renais são:

Já em relação ao tratamento, temos diversas modalidade de tratamento:

• leco – litotripsia extracorporea por ondas de choque: é uma máquina que bate nas pedras por onda de choque, tentando fragmentá-los.
  • terapia expulsiva: usada em cálculos menores que possam vir a sair com tratamento correto
  • tratamento conservador: usado nos casos de pacientes assintomáticos, e que acharam as pedras em um ultrassom de rotina
  • cirurgias: temos hoje um grande número de cirurgia de pedra nos rins. Leia um pouco mais no artigo relacionado.

cálculo renal 0 4 cm tratamento, o que fazer?

caso o cálculo esteja dentro dos rins, dificilmente ele irá causar algum sintoma, nesses casos o ideal é repetir o ultrassom de rins e vias urinárias em 1 ano.

Já se essa pedrinha estiver descendo o ureter( ureterolítiase), temos duas opções: a terapia expulsiva e a ureteroscopia( cirurgia para retirada do cálculo)

litíase renal bilateral tratamento, pode ser feito no mesmo dia?

sim, mas vai depender do tamanho das pedras. Pedras muito grandes, delongam um tempo cirúrgico grande e nesses casos optamos por fazer em 2 etapas.

Sempre deve ser lembrado do uso do cateter duplo jota em todas as cirurgias de pedra nos rins.

cálculo renal tratamento caseiro, ele é eficaz?

se considerarmos a terapia expulsiva como um tratamento caseiro, podemos sim considerá-lo eficaz em algumas situações.

Mas caso seja tratamentos prescritos por curandeiros e crendices populares, é tudo picaretagem!

tratamentos para cálculo renal cirurgia, qual a mais eficaz?

eu fiz um blog só sobre esse questionamento. Só clicar nesse link.

quando o cálculo renal está na bexiga, o que fazer?

basicamente é o mesmo tipo de tratamento para cálculos em outros locais. Entrar com um aparelho apropriado, fibra de laser, e pulverizar a pedra até ficar em fragmentos, retirando o excesso dos fragmentos. É a cirurgia de cistolitotomia.

qual tratamento para calculo renal grande?

temos 3 a 4 opções:

• pedras que ocupam todo o rim: podemos realizar cirurgia aberta, a nefrolitotomia anatrófica ou puncionar a região lombar em direção ao rim, fragmentando os cálculos( nefrolitotomia percutânea).
  • cálculos grandes mas que estão dentro do rim, como por exemplo na pelve renal: podemos fazer por laparoscópia, nefrolitotomia percutânea ou utl flexível a laser

calculo renal tratamento medicamentoso, em que consiste?

o tratamento para expulsar uma pedra que está descendo canal ureter é basicamente feito de analgésicos, anti-espamódicos, e anti-inflamatórios.

já o tratamento para evitar novos cálculos renais é baseado no estudo metabólico, e é específico para cada tipo de deficiência encontrada. Post sobre como evitar novas pedras renais.

quando o cálculo renal está na uretra, o que fazer?

iremos tentar retirar o cálculo com algum tipo de basket, ou tentar empurrá-lo para a bexiga no intuito de quebrá-lo.

calculo renal 6mm tratamento, qual o melhor?

nesse tamanho de pedra, eu sempre opto em cirurgia, pois penso que um dia a pedra poderá causar algum tipo de problema e você poderá estar em uma região remota sem acesso a um urologista.

calculo renal no ureter tratamento

somente nas pedras pequenas é que não é indicado algum tipo de tratamento. Nas demais, sempre haverá algum tipo de procedimento, seja a passagem de um duplo jota, ou ureteroscopia.

calculo renal sintomas testiculo, qual a relação?

pacientes com cólica renal podem ser dores nos testículos e nos grandes lábios, da mesma forma que doenças testiculares podem causar dor abdominal. Isso é em decorrência da invervação ser a mesma para ambas as regiões.

tratamento de calculo renal a laser

atualmente essa modalidade de destruição dos cálculos renais é a prefererida, pois consegue proprocionar ótimos resultados.