Início » Blog » Pedra nos rins: como evitar?

Pedra nos rins: como evitar?

pedra nos rins

Muitos pacientes com cálculos renais vêm a consulta após realizarem tratamento e cirurgia para pedra nos rins, no intuito de fazer um controle adequado e evitar a formação de novas pedras nos rins.

Não existe uma dieta padrão a ser seguida. O que sabemos é que todos devemos consumir menos sal e menos proteína( carne, derivados de carne, shakes para malhação).

Leia artigo sobre tratamento/ cirurgia de pedras nos rins

Além disso, não podemos esquecer de nos hidratarmos constantemente.
Segue abaixo algumas recomendações pertinentes:

• Mudanças na dieta:  Beber líquidos todos os dias; em alguns casos será indicado que você beba até 3 litros de água( em torno de 3 litros). É muito importante beber mais líquidos em dias quentes, após exercícios físicos, uso de saunas. Evitar beber bebidas com muito açucar e calóricas.
  • reduzir quantidade de sal da dieta: evitar comer quantidades maiores que 2300 mg de sódio na dieta. E como avaliar isso? Olhar os rótulos dos produtos e averiguar  a quantidade de sódio/sal nas informações. Os tipos de alimentos com mais sal são os industrializados, temperos prontos, miojo, embutidos, alimentos em conserva.
  • comer a quantidade recomendada de cálcio: Evitar comer em excesso e/ou uso indiscriminado em suplementos. Converse com seu médico sobre isso. Ideal é comer 3 a 4 porções diárias.
  • comer alimentos com baixos níveis de oxalato: Quase todos os alimentos vegetais possuem oxalato, porém o espinafre e amêndoas possuem maior quantidade.
  • comer menos carne: a degradação das proteínas irá produzir ácido úrico que em excesso poderá formar cálculos.
  • medicamentos: nem sempre a a mudança dietética irá ajudar, e nesses casos, pode ser necessário o uso de medicamentos tais como: diuréticos, citrato de potássio, alopurinol. Porém alguns tipos de medicamentos tais como os  suplementos vitamínicos, podem levar a formação de pedras nos rins.
  • Doutor, e de que são formadas minhas pedras?

Existem vários tipos,  formas e variações nas cores das pedras nos rins. Já em relação a constituição, dividimos em
  • pedras de cálcio: 80 % das pedras
  • pedras de ácido úrico  5-10% dos cálculos renais
  • pedras de estruvita/ infecção : 10% das pedras no rim

As pedras de cálcio são formadas basicamente por excesso de cálcio na urina
Os cálculos de ácido úrico podem ser decorrentes de obesidade, diarreia crônica, diabetes tipo 2, dieta rica em protéinas animais e pobre em frutas e vegetais
Já os cálculos de estruvita são causados basicamente em pacientes com quadro de infecções urinárias de repetição.( leia artigo sobre infecção urinária)

Quais as principais causas na formação de pedra nos rins?

• baixo volume de urina
  • dieta
  • problemas intestinais
  • obesidade
  • alterações hormonais( artigo sobre Reposição hormonal)
  • uso de medicamentos e vitaminas
  • historia familiar

Principais tratamentos

Os principais tratamentos consistem na identificação da causa e reposição do que está faltando no organismo.

Principais Dúvidas de pacientes em consultório:

1) Abacaxi com cerveja para pedra nos rins, pedra nos rins pode beber cerveja, como eliminar pedra nos rins com abacaxi, suco de abacaxi para pedra nos rins

Nada disso funciona, todas crendices populares

2) Quem tem pedra nos rins pode ter relações?

Sim, sem problemas, não há nada que impeça, exceto a dor da cólica renal.

3) Pedra nos rins o que não comer?

Existe essa resposta? Sim, para quem já tem histórico de pedra no rim, importante evitar dieta com muita protéina, sal, espinafre, amêndoas, evitar uso de suplementos alimentícios e vitaminas sem a devida orietanção médica.

4) Quais alimentos causam pedras nos rins?

Não existe essa resposta, existe uma propensão a formação de cálculos renais em alimentos como carnes, embutidos, comidas salgadas, algumas sementes.

5) Quem tem pedra nos rins pode tomar café?

Claro.

6) Como expelir pedra nos rins naturalmente?

Vai depender muito do tamanho das pedras, pedras de ate 7mm podem sair, enquanto as maiores na maioria das vezes necessitarão de cirurgia.

7) Pedra nos rins sai nas fezes?

Negativo, o intestino não tem comunicação com os rins e a bexiga.

8) Quem tem pedra nos rins pode pegar peso?

Sim, não há qualquer problema.

9) Pedra nos rins pode causar câncer?

Não há uma relação direta em cálculo renal e câncer!

10) Pedra nos rins sai na urina?

Sim, as pedras menores podem sair sim na urina. E mesmo após uma cirurgia de pedra no rim, pode haver eliminação dessas pedras.

11) Como dissolver pedra nos rins?

Só existe uma indicação de medicação que consegue realizar isso, nas pedras comprovadas de ácido úrico, onde usamos o bicarbonato.

12) Pedra nos rins é grave?

Depende do tamanho dos calculos renais, onde eles estão, o que ele está causando, se está causando infecção associada, se obstruiu o canal da urina. Por isso, a importância do urologista.

13) Pedra nos rins nome cientifico?

Cálculo renal, nefrolítiase, ureterolítiase, cistolitíase.

14) Whey pedra nos rins

Deve ser evitado nos pacientes que têm cálculos renais

Cirurgias nos principais hospitais de BH ( Mater Dei BH, Vila da Serra, Uromaster).

Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia. Urologista BH,urologista Nova Lima, urologista Nova Serrana, e Urologista Pará de Minas,