Início » Blog » Pedra No Canal Da Urina: O Que Fazer?

Pedra No Canal Da Urina: O Que Fazer?

Pedra no Canal da Urina

A pedra no canal da urina nada mais é do que o termo popular para um cálculo renal que está no ureter( ureterolitíase) ou no uretra.

De uma maneira geral, é uma pedra dos rins causando uma cólica renal em alguma parte das vias urinárias.

E qual a importância da pedra no canal da urina?

Essa pedrinha pode levar a dor nos rins, dor lombar, cólica renal, hidronefrose, infecção urinária, sepse, podendo levar até ao óbito.

Por isso, é muito importante uma consulta com um urologista nesses momentos, para que possamos definir qual exame devem ser realizados, quais medicamentos devem ser tomados, e por quanto tempo serão necessários, se há necessidade de uma cirurgia de pedra nos rins, se há necessidade de internação hospitalar.

São muitos fatores envolvidos, mas de uma maneira geral, um paciente que chega a uma unidade de saúde qualquer, com suspeita de cólica renal, necessita de pelo menos dois a três exames básicos:

• exame de urina rotina e gram de gota/urocultura
  • tomografia de abdome e pelve sem contraste
  • pcr

Esses exames irão definir a conduta do urologista. No exame de urina iremos ver se há sangue na urina e infeccção urinária. Associados a isso, iremos ver o estado geral do paciente, se está com febre, calafrios, dor lombar intensa, que associados a alteração no PCR pode indicar uma necessidade de internação hospitalar.

A tomografia irá definir se há necessidade de cirurgia, ou se o paciente apresenta apenas uma infecção/pielonefrite.

pedra no canal da urina como expelir?

nem todas pedras paradas vão ser expelidas, mesmo com uso de terapia expulsiva, Podemos ter um prognóstico somente após a realização do exame de imagem, e definição do tamanho do cálculo.

sintomas de pedra no canal da urina

irá depender de onde está o cálculo: se no ureter ou na uretra. Se estiver no ureter, você terá cólicas na região lombar com irradiação para a região genital. Se estiver na uretra, você sentirá dor ao urinar, jato fraco, queimação na urina.

pedra no canal da urina e perigoso?

sim, pois pode levar a infecção urinária, sepse e até óbito, além de poder lesar os rins, causando insuficiência renal

quando a pedra está no canal da urina, qual exame deve ser realizado?

se a suspeita for um cálculo no ureter( ureterolítiase), precisaremos de uma tomografia ou um ultrassom de rins e vias urinárias. Já se o cálculo estiver na uretra, precisaremos de uma tomografia ou de um ultrassom de pênis.

pedra no canal da urina o que fazer?

sempre procurar por um médico urologista que saberá definir a melhor conduta em cada caso.

remedio para pedra no canal da urina, eles funcionam?

sim, mas apenas para as pedras pequenas localizadas no ureter( ureterolitiase). Tenho visto muitas prescrições de outros médicos, prescrevendo a terapia expulsiva para cálculos grandes ou dentro dos rins. Vamos estudar pessoal!

como saber se tem pedra no canal da urina?

diagnóstico definitivo somente com algum exame de imagem, seja ele um ultrassom ou a tomografia.

cirurgia para retirar pedra no canal da urina, quais são elas?

temos a ureteroscopia, que pode ser rígida para cálculos localizados no ureter distal, que é a regiao mais próxima da bexiga, ou ureterorrenolitotripsia flexível que é utilizada pela nos cálculos proximais( mais perto do rim), ou cálculos dentro do rim.

O que causa pedra no canal da urina?

São cálculos formados dentro do rim e que começam a descer o canal( ureter) em direção a bexiga. São várias as causas, mas temos causas hereditárias, excesso de protéina e sal na dieta, pouca hidratação. Há diversas causas que são estudadas e tratadas pelos nefrologistas.

remedio para expelir pedra no canal da urina, como tomar?

primeira coisa é realizar uma consulta com seu urologista de confiança para saber se há indicação de tomar essa medicação. A maioria dos médicos de plantão em upa, prescrevem para se verem livres dos pacientes, o que acho um absurdo!

pedra no canal da urina masculino, qual exame ideal?

caso a suspeita seja de uma pedra na uretra por exemplo, o ultrassom do pênis é o melhor exame a ser feito, pois é rápido e dará o diagnóstico.

É possível operar pelo plano de saúde

sim, realizo atendimentos por diversos planos de saúde assim, como pelo saúde Bradesco, Amil, Sulamerica.