Início » Blog » Cálculo Ureteral: Ele Sai Sozinho?

Cálculo Ureteral: Ele Sai Sozinho?

Cálculo Ureteral

O tão temido cálculo ureteral pode sair sozinho? Até qual tamanho ele pode sair sem cirurgia? E caso não saia, quais são as opções?

Os cálculos ureterais( ureterolítiase) são pedras formadas nos rins que descem pelo ureter, levando a cólicas renais, hidronefrose, dor lombar, dor nos rins!

Cálculo Ureteral Sintomas, Quais São Eles?

Os principais sinais e sintomas relacionados são: a dor lombar leve que vem e vai, possibilidade de sangue na urina, possibilidade de infecção urinária, cólica renal, alterações urinárias.

Normalmente, o paciente com um cálculo ureteral distal poderá apresentar também irradiação da dor para os testículos do mesmo lado, e para a raiz da coxa.

O exame principal a ser pedido é sempre a tomografia de abdome e pelve, podendo ser sem contraste, quando há forte suspeita de ureterolítiase.

Através do resultado da tomografia poderemos definir qual o melhor tratamento a ser seguido.

Via de regra, sabemos que os pequenos cálculos até 6/ 7mm podem sair pela urina. Os outros maiores, dificilmente conseguem sair e irão necessitar de cirurgia de pedra nos rins.

Mas existem algumas exceções como dor intensa refratária a medicação analgésica, grávidas, infecções urinárias, sepse, onde cada caso é abordado de uma forma, independente do tamanho da pedra nos rins.

Por isso, é extremamente importante a avaliação de um médico urologista em todos os casos. Jamais deixe de ir em um urologista, que saberá definir sempre a melhor conduta para você!

Além disso é muito importante a prevenção de novas pedras nos rins, seja com um urologista ou nefrologista.