Início » Blog » Próstata Aumentada Como Diminuir?

Próstata Aumentada Como Diminuir?

Doutor, como diminuir a próstata aumentada? Por quê a minha próstata aumentou de tamanho? Quais são as opções de tratamento para aumento prostático?

Os tipos de tratamento existentes para o aumento da próstata, ou Hiperplasia Benigna da Próstata, são vastos e todos têm o intuito de diminuir os sintomas relacionados.

Os principais sintomas relacionados ao aumento da próstata são: dor ao urinar, aumento da frequência urinária, sensação de esvaziamento incompleto, urgência, incontinência urinária, sangue na urina, infecção urinária, necessidade de passagem de sonda vesical de demora.

Com o leque de tratamentos disponívéis, é função do médico urologista definir qual o melhor tratamento nesse sentido.

Como diminuir o tamanho da prostata aumentada?

Cada tipo de tratamento deve ser baseado na consulta realizada com seu Urologista, que deverá avaliar os sintomas, o tempo desde o início dos sintomas, tipos de tratamento realizados previamente, duração do tratamento prévio, se o paciente já realizou alguma cirurgia prévia da próstata, quais os medicamentos faz uso regular, seja da próstata ou de outras doenças, status de saúde do paciente( se ele tem capacidade para passar por um cirurgia).

São então pedidos exames complementares como o Psatotal, Urina Rotina, Urocultura, Us Pélvico que vão nos auxiliar na melhor conduta.

O primeiro tipo de tratamento é o medicamentoso, indicado para pacientes que nunca passaram por nenhum outro tipo de tratamento. Dentre as opções, podemos dividir em duas classes:

• os medicamentos que irão aliviar os sintomas sem tratar a causa: doxazosina, tansulosina, tadalafila, Fenazic, Impere, Vesomni, Vesicare.
  • os medicamentos que irão aliviar os sintomas tratando o aumento da próstata: Combodart, Dutam, Duomo HP, Prós HP.

O tempo de uso é indeterminado, mas alguns pacientes podem usar por toda a vida a partir do início do uso.

A segunda linha de tratamento é cirurgica, e citamos como cirurgia inicial na década de 70 a prostatectomia.

Dentre os tipos de cirurgia destacamos as cirurgias de raspagem da próstata, como a rtu de próstata, além da Holep.

Em relação às cirurgias para próstatas grandes temos as prostatectomias abertas e videolaparoscópicas.

O melhor tipo de tratamento será definido pelo seu médico urologista assistente, que saberá conduzir você ao que há de melhor em cada situação.

Um fato que sempre devemos lembrar aos nosssos pacientes é que o aumento da próstata não quer dizer que ele tenha um câncer de próstata. São situações distintas e que devem ser enfatizadas na consulta. Nesse link explico melhor.

A próstata aumentada causa disfunção erétil?

negativo, não há esse relação estabelecida, mas sabemos que a síndrome plurimetabólica( ( aumento de peso, diabetes, pressão alta, dieta incorreta) pode estar associada às duas doenças.

A prostata aumentada pode diminuir?

sim, por isso lançamos mão do tratamento medicamentoso no início do tratamento, afim de se evitar o processo cirúrgico, que não é isento de riscos.

Além disso, a cirurgia da próstata aumentada pode levar o paciente a não ejacular mais, preservando a potência. O paciente irá chegar ao orgasmo seco, ou seja, terá o prazer do gozo sem ejacular.

O que seria próstata aumentada com contornos lobulados?

O ultrassom da próstata normalmente vem com essa descrição, que significa que a próstata está aumentada de tamanho na sua parte central, que é a parte que será retirada, por exemplo, numa raspagem da próstata.

Como diminuir a próstata aumentada naturalmente?

infelizmente essa possibilidade não existe, pois a próstata tende a aumentar de tamanho ao longo dos anos.

Como diminuir o tamanho da prostata aumentada?

marcando uma consulta com seu urologista de confiança, que irá lhe examinar, pedir exames e propor o melhor tratamento. Não existe outro caminho.

É possível realizar a cirurgia de vasectomia pelo plano de saúde?