Início » Blog » A Próstata Aumentada Causa Impotência?

A Próstata Aumentada Causa Impotência?

A próstata aumentada causa impotência sexual? Qual o mecanismo possível para isso acontecer? São as cirurgias? Os medicamentos necessários para o tratamento?

Acho que existe um grande fator de confundimento entre doenças de próstata e impotência sexual. E o principal fator é quando o paciente tem a necessidade de passar por algum tipo de cirurgia.

Mas sabemos que a única cirurgia da próstata que tem o potencial para causar impotência sexual no pós operatório é a prostatectomia radical, ou seja, a cirurgia para o tratamento do câncer de próstata.

Os outros tipos de cirurgia para o aumento da próstata não irão causar qualquer problema na potência sexual masculina. Mas algumas cirurgias irão prejudicar a capacidade de ejaculação.

Alguns medicamentos para o tratamento do aumento da próstata poderão sim causar problemas. Podemos citar como exemplo, os medicamentos a base da finasterida ou dutasterida como exemplos ( combodart). Essa classe de droga pode levar a uma perda de libido e dificuldade para manter ereção em alguns pacientes.

Além disso, drogas como a tansulosina e a doxazosina, que combatem o sintomas da hiperplasia prostática benigna, podem levar a um processo de ausência de ejaculação( ejaculação retrograda), ou seja, o paciente não conseguirá ejacular, o que pode causar problemas para o casal que queira ter filhos ainda. ( infertilidade masculina)

Então de uma maneira geral, eu acredito que uma próstata aumentada causa impotência, não pelo tamanho da próstata em si, mas pelos tratamentos necessários para que haja o retorno à normalidade.

É possível realizar a cirurgia de vasectomia pelo plano de saúde?