Início » Blog » Impotência Tem Cura?

Impotência Tem Cura?

A impotência sexual tem cura? Qual médico devo procurar? Quais os tipos de tratamento?

Essa é uma pergunta bem difícil de ser respondida, pois a impotência sexual não tem idade para aparecer, podendo ocorrer desde o início das atividades sexuais e ao longo de toda vida.

Mas sabemos que o envelhecimento é a principal causa, pois junto ao envelhecimento existem outras doenças associadas como aterosclerose, diabetes, hipertensão.

Um paciente que tenha uma impotência aos 30 anos, iremos sempre descartar causas psicológicas, traumas adquiridos, desvios de comportamento. Mas antes de encaminhar ao psicologo, temos de excluir causas orgânicas, como por exemplo um uso de Testosterona.

Já uma impotência aos 40 anos já nos faz pensar em disfunção sexual devido a problemas do corpo, ou uso de hormônios.

Já uma impotência aos 50 anos ou uma impotência aos 60 anos já nos faz pensar totalmente em causas orgânicas, nos levando a investigar mais essas causas( aumento de colesteroal, queda da testosterona, diabetes, pressão alta, obesidade) e iniciar o tratamento na primeira consulta.

A impotencia psicologica tem cura? sim, tem tratamento e com um profissional competente você irá melhorar do quadro, e na maioria dos casos sem necessitar do uso de medicamentos.

E a impotencia causada pela diabetes tem cura? Eu sempre digo ao paciente que cura é um termo muito complexo. Ela tem tratamento sim, mas cura é um pouco improvável, pois a Diabetes causou ao longo do tempo, obstrução dos pequenos vasos que levam à ereção, e não há como desentupí-los.

A solução é com o tratamento, seja ele medicamentoso( tadalafila, sildenafila), injeções no pênis como o Trimix, ou colocação de prótese peniana.

E a impotência por cigarro tem cura? Negativo, pois é uma doença progressiva como a diabetes, onde ocorre estreitamento dos pequenos vasos sanguíneos responsáveis pela ereção.

A impotencia tem cura definitiva? Negativo, o que chamamos de definitvo são os danos causados por maus hábitos de vida como o cigarro, álcool, obesidade, diabetes mellitus, que fazem com que a impotência sexual seja progressiva e definitiva, melhorando apenas com os tratamentos disponíveis.