Início » Blog » Hiperplasia Benigna da Próstata: Qual Melhor Tratamento?

Hiperplasia Benigna da Próstata: Qual Melhor Tratamento?

Hiperplasia Benigna da Próstata: Qual o Melhor Tratamento?

O que é hiperplasia benigna da próstata?

A hiperplasia benigna da próstata é o nome dado ao aumento do volume prostático que ocorre ao longo do envelhecimento dos homens.

E o que causa hiperplasia benigna da próstata?

A causa específica ainda não foi identificada, mas sabemos que está relacionada com as alterações hormonais, principalmente às relacionadas a Testosterona.

Além disso, pacientes com estilo de vida baseados na dieta ocidental, com alimentação mais baseada no fast food tem maiores chances de desenvolver um aumento da próstata.

E quais são os sintomas de hiperplasia benigna da próstata?

O paciente pode começar a ter alterações urinárias como: aumento da frequência urinária à noite, sensação de esvaziamento incompleto, jato fraco, urgência para urinar, incontinência urinária, gotejamento urinário após acabar de urinar.

Tratamento para hiperplasia benigna da próstata, quais os tipos disponíveis?

Há variados tipos de tratamentos disponíveis desde tratamentos medicamentosos, até cirurgias, sendo que existem inúmeras modalidades cirúrgicas.

Dentre os medicamentos para hiperplasia benigna da próstata, podemos citar basicamente duas classes de remédios: os que tratam apenas os sintomas, e os que tratam o problema. Além disso, podemos ter a associação dos medicamentos.

E como funciona isso? Os medicamentos que aliviam os sintomas, irão apenas melhorar esses sintomas descritos no início do blog, tais como incontinência urinária, urgência urinária, etc.

Dentre eles temos a Doxazosina, Tansulosina, Tadalafila, Vesomini, Fenazic, Impere/Vesicare, Myrbetric, Trospium

Já em relação aos medicamentos para diminuir o tamanho da próstata, temos a finasterida e a dutasterida.

Já em relação a associação de medicamentos temos variados tipos: Combodart, Dutam, Duomo HP, Prós HP, Hominus.

Temos como via de regra iniciar o tratamento para aumento da próstata quando o volume prostático passar de 40 gramas.

Cirurgia para hiperplasia benigna da próstata, quais são as principais?

Temos como padrão de cirurgia, a raspagem da próstata( rtu de próstata), que com o tempo foi se aperfeiçoando, utilizando novas tecnologias como o Laser.

Além disso, temos as prostatectomias nas casos onde a próstata é grande e volumosa.

A cirurgia com laser holep para hiperplasia benigna da próstata é reservada para as grandes próstatas e pacientes mais debilitados.

A hiperplasia benigna da próstata aumenta o psa?

Aumenta sim, principalmente em próstatas grandes, sendo fator de confusão com o câncer de próstata, sendo necessário a realização de ressonância multipramétrica da próstata e/ou biópsia com sedação.

A hiperplasia benigna da próstata tem cura?

Podemos dizer que tem tratamento, seja ele medicamentoso ou cirúrgico, sendo essencial uma consulta com um médico urologista que saberá conduzir o caso e indicar os melhores tratamentos.

Cirurgia hiperplasia benigna da próstata, quando indicar?

Sempre que o tratamento com medicamento não for efetivo, ou quando o paciente já teve um episódio de retenção urinária e está usando sonda vesical de demora, ou quando na primeira consulta com um urologista, o ultrassom mostre uma próstata muito grande e que não irá melhorar com medicação.

Hiperplasia benigna da próstata causa impotência?

Negativo, mas o aumento da próstata pode causar sintomas irritativos e piorar a qualidade do sexo. Mas saliento que não interfere no mecanismo da ereção. O paciente sente incômodo,sensação de bexiga cheia, o que pode atrapalhar na hora do sexo.

Quais os melhores exames a serem feitos numa consulta de rotina para avaliação prostática?

Na consulta de rotina com um urologista, temos como principais exames o exame físico ( toque retal), ultrassom pélvico, urocultura, urina rotina/eas, e o exame de Psatotal.

Esses exames associados às perguntas realizadas pelo urologista, irão definir a melhor conduta a ser feita para o paciente.

É possível realizar a cirurgia de próstata pelo plano de saúde?