Início » Blog » Próstata Aumentada é Grave?

Próstata Aumentada é Grave?

A prostata aumentada é grave e pode causar complicações para o paciente? Qual as cirurgias para o aumento da próstata? Quando devo procurar um urologista?

O controle desse aumento prostático deve ser iniciado entre 40 e 45 anos, onde o homem deve procurar seu urologista de confiança para ser avaliado.

Na consulta de rotina, iremos fazer diversas perguntas no intuito de identificar mudanças nos sintomas urinários tais como:

• nictúria: acordar à noite
  • sensação de esvaziamento incompleto
  • jato urinário fraco
  • gotejamento terminal, ou seja, após terminar de urinar, o paciente ainda apresenta gotejamento de urina.
  • urgência para urinar( ter de correr para urinar)
  • incontinência urinária( perder urina ao ter vontade)
  • polaciúria: urinar várias vezes ao dia em intervalos pequenos
  • algúria: queimação para urinar, dor ao urinar, sensação de calor para urinar
  • hesitação em começar a urinar.

Iremos também avaliar a história familiar de câncer de próstata, qual idade o pai ou irmão foi diagnósticado, como foi diagnosticado( pelo toque retal ou pelo aumento do psatotal).

Pesquisaremos os medicamentos em uso, se usa algum medicamento que cause interações, se o paciente tem glaucoma, se usa nitratos, se faz uso de algum medicamento para a próstata como o Combodart, Doxazosina, Dutasterida, Tadalafila, Finasterida.

Avaliaremos se o paciente já fez alguma cirurgia da próstata antes, ou algum outro tipo de cirurgia

Investigaremos sobre a vida sexual do paciente, se usa medicamentos como Tadalafila, Sildenafila, Injeções Penianas como o Trimix, se faz uso de Testosterona.

De posse de todas essas informações, iremos pedir alguns exames relacionados, realizaremos o Toque Retal, e pediremos um Ultrassom Pélvico para avaliação da próstata e bexiga.

Com base no toque retal e no resultado do ultrassom, podemos definir o tamanho da próstata e o que deve ser feito.

Uma prostata aumentada aos 40 anos nos indica que esse paciente é candidato ao tratamento com medicação, tal como o Combodart , Dutasterida, Finasterida e seguimento anual para avaliar se a próstata continua crescendo.

Uma próstata aumentada 40g já tem indicação de uso de medicamentos para controlar esse aumento.

Já próstata aumentada 60gramas ou próstata aumentada 100gramas são indicadas cirurgias para impedir que a bexiga seja prejudicada pela obstrução causada por esse aumento prostático.

Então respondendo ao título do blog, se eu acho que uma Próstata Aumentada é Grave?

Sim, pois ele pode causar diversos distúrbios para o paciente.

Podemos ter no início do quadro alterações no fluxo da urina, causando os sintomas descritos anteriormente. Nessa fase, iniciamos uso de medicamentos como tansulosina ou doxazosina.

Caso a próstata continue crescendo iremos lançar mão de medicamentos para impedir o crescimento como a dutasterida e a finasterida.

Se houver persitência do aumento, persístência dos sintomas, iremos indicar a cirurgia para todos os pacientes.

O que eu vejo no consultório hoje são pacientes que não fizeram controle adequado e evoluiram para sequelas irreversíveis na bexiga, pacientes em uso de sonda vesical de demora por retenção urinária em consequência do estrago causado na bexiga, pacientes que tiveram infecções urinárias repetidas e graves por não conseguirem urinar, e em alguns casos necessitando internações hospitalares demoradas e até óbito.

Então é muito importante o controle com um médico urologista, afim de se evitar essas complicações.