hidrocele

Hidrocele : tratamento

A hidrocele nada mais é que uma coleção de líquido peritoneal, isto é, líquido proveniente do abdome, que por um processo de erro na absorção-secreção, torna-se aumentado de volume na bolsa escrotal.

Podem ocorrer tanto em crianças como em adultos. Não tem caráter maligno, ou seja, não vai se transformar em tumor/ câncer. Não vai causar impotência, varicocele e/ou infertilidade.

Classificação das Hidroceles

As hidroceles podem ser uni ou bilaterais, podendo ocorrer desde o nascimento ou serem adquiridas ao longo da vida.  Podem ser primárias ( sem causas aparentes)  ou secundárias a neoplasias. Podem ser  decorrentes de inflamações tais como epididimite, torções de testículos, cistos de epididimos, espermatoceles.

Ao exame físico, as hidroceles podem ser pequenas e moles, podendo ser vistas através de transiluminação, ou grande e enduradas, não permitindo a palpação das estruturas contidas na bolsa escrotal. Desta forma, não será possível o diagnóstico diferencial com outras patologias como tumores ou hérnias inguino-escrotais.

Assim, faz-se necessário o uso do Ultrassom de Bolsa Escrotal para elucidação diagnóstica.

Sintomas

A principal causa de dor crônica testicular é a hidrocele, porém a grande maioria das hidroceles não necessita de cirurgia, pois causam apenas leve desconforto devido ao pequeno aumento  de volume e  leve dor.

Indica-se cirurgia nos casos de dor persistente e aumento importante de volume.

Diagnóstico

Normalmente, o paciente procura um urologista devido aumento do tamanho da bolsa escrotal. Há um receio de ser um câncer. O urologista irá fazer algumas perguntas relacionadas tais como:

• quando começou o inchaço;
  • se há dor e como é essa dor;
  • se existe algum outro sintoma relacionado;
  • se houve trauma na região;
  • se está ocorrendo aumento do volume local;
  • e há alguma coisa que piora o inchaço( p. ex: ficar em pé por muito tempo).
  • se há historia de relação sem preservativo

Tratamento das Hidroceles

O tratamento padrão ouro para as hidroceles é a cirurgia, indicada pela urologista que consiste na abertura do saco escrotal, retirada do líquido e eversão das camadas internas. A simples aspiração do líquido não se mostra eficaz, pois rapidamente há re-acúmulo do mesmo.

As cirurgias normalmente são feitas em hospitais. Avaliação pré- cirúrgica deve ser feita em consultório/ clínica/ hospital e deve ser avaliado necessidades de outros exames.

As principais complicações cirúrgicas são hemorragia, dor e infecção.  Não há recidiva do quadro após a cirurgia.

Cirurgias nos principais hospitais de BH ( Mater Dei, Vila da Serra, Uromaster).

Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia. Como Urologista BH, atendo os seguintes planos:

• aasmed
  • sul america
  • tratemge
  • unamgem

Agende agora sua consulta no link

O que deseja encontrar?