Início » Blog » Hidrocele: Jamais Deixe Isso Acontecer!

Hidrocele: Jamais Deixe Isso Acontecer!

hidrocele

Hidrocele o que é?

A hidrocele nada mais é que uma coleção de líquido peritoneal, isto é, líquido proveniente do abdome, que por um processo de erro na absorção-secreção, torna-se aumentado de volume na bolsa escrotal.

Podem ocorrer tanto em crianças como em adultos. Não tem caráter maligno, ou seja, não vai se transformar em tumor/ câncer. Não vai causar impotência, varicocele e/ou infertilidade.

hidrocele
hidrocele fotos reais

Classificação das Hidroceles

As hidroceles podem ser uni ou bilaterais, podendo ocorrer desde o nascimento ou serem adquiridas ao longo da vida.  Podem ser primárias ( sem causas aparentes)  ou secundárias a neoplasias/ tumores. Podem ser  decorrentes de inflamações tais como epididimite, torções de testículos, cistos de epididimos, espermatoceles.

Ao exame físico, as hidroceles podem ser pequenas e moles, podendo ser vistas através de transiluminação, ou grande e enduradas, não permitindo a palpação das estruturas contidas na bolsa escrotal. Desta forma, não será possível o diagnóstico diferencial com outras patologias como tumores ou hérnias inguino-escrotais.

Assim, faz-se necessário o uso do Ultrassom de Bolsa Escrotal para elucidação diagnóstica.

Sintomas

A principal causa de dor crônica testicular é a hidrocele, porém a grande maioria das hidroceles não necessita de cirurgia, pois causam apenas leve desconforto devido ao pequeno aumento  de volume e  leve dor.

Indica-se cirurgia nos casos de dor persistente e aumento importante de volume.

Diagnóstico

Normalmente, o paciente procura um urologista devido aumento do tamanho da bolsa escrotal. Há um receio de ser um câncer. O urologista irá fazer algumas perguntas relacionadas tais como:

• quando começou o inchaço;
  • se há dor e como é essa dor;
  • se existe algum outro sintoma relacionado;
  • se houve trauma na região;
  • se está ocorrendo aumento do volume local;
  • e há alguma coisa que piora o inchaço( p. ex: ficar em pé por muito tempo).
  • se há historia de relação sem preservativo

Tratamento das Hidroceles

O tratamento padrão ouro para as hidroceles é a cirurgia, indicada pela urologista que consiste na abertura do saco escrotal, retirada do líquido e eversão das camadas internas.

A simples aspiração do líquido não se mostra eficaz, pois rapidamente há re-acúmulo do mesmo.

As cirurgias normalmente são feitas em hospitais. Avaliação pré- cirúrgica deve ser feita em consultório/ clínica/ hospital e deve ser avaliado necessidades de outros exames.

As principais complicações cirúrgicas são hemorragia, dor e infecção.  Não há recidiva do quadro após a cirurgia.

hidrocele após vasectomia, é comum?

negativo, não há qualquer relação, pois não ligamos qualquer vasos linfáticos durante a cirurgia.

varicocele e hidrocele, qual a relação?

a cirurgia de varicocele, quando realizada sem microcirurgia pode levar a ligadura de vasos linfáticos, o que levará ao início da hidrcocele.

hidrocele cirurgia, como é realizada?

é realizado um corte no meio da bolsa escrotal, e depois identifica-se o a túnica vaginal onde encontra-se o líquido, abre-se essa bolsa, retirando o líquido, e após revisão dos sangramentos, inverte-se a túnica sobre ela mesma.

Após isso, realiza-se a fixação do testículo na bolsa escrotal e fecha-se as camadas e a pele.

Aplica-se curativo compressivo local.

hidrocele pos operatorio, é muito doloroso?

na maioria dos casos não, mas caso haja algum sangramento o paciente pode ficar sim com dor local, incômodo.

hidrocelectomia, o que seria isso?

é o nome dado a cirurgia que trata as hidroceles.

hidrocele testicular cirurgia, onde realizar?

sempre realizar tratamento hospitalar, jamais em clínicas pequenas, pois pode haver infecção local, complicações anestésicas, complicações cirúrgicas.

hidrocele após cirurgia de varicocele, é muito comum?

negativo, mas se o médico urologista não usar microscópio para o tratamento da varicocele pode haver sim um risco maior.

hidrocele quando operar?

sempre quando o paciente estiver sentindo dor local, ou quando estiver havendo incômodo pelo volume.

hidrocele cirurgia valor

o valor vai variar em relação a cidade que você mora, o médico que irá realizar, o hospital. Mas você não gastará menos de 5 mil reais para realizar.

hidrocele remedio, há algum?

somente medicamentos para dor. Não existe um medicamento que cure a doença, somente a cirurgia de hidrocelectomia.

hidrocele testicular infantil cirurgia

normalmente espera-se um ano para avaliar se ela sumirá. Caso não resolva sozinho, tem indicação cirúrgica.

testículo com hidrocele, ele pode ter alterações?

negativo, pois a doença consiste apenas em um acúmulo de líquido e esse líquido não irá causar nenhum problema na função testicular.

tratamento para hidrocele, qual o indicado?

o único tratamento disponível curativo é a cirurgia. Em idosos, que não podem ser operados, pode ser feito aspiração do líquido local.

hidrocele escrotal, como saber se tenho de operar?

caso começe a incomodar nas tarefas diárias, ou começe a apresentar dor crônica, há indicação de cirurgia.

hidrocele bilateral, a cirurgia é realizada no mesmo dia?

sim, a cirurgia é feita dos dois lados no mesmo dia sem qualquer problema.

remedio para hidrocele, existe algum?

somente remédio para dor. Não há qualquer medicamento que cure a doença.

hidrocele pode virar câncer?

negativo, não há qualquer relação nisso. São doenças completamente distintas.

cirurgia de hidrocele quantos dias de repouso?

eu normalmente dou 7 dias de repouso, que serve para os pacientes ficarem mais quietos, colocar gelo, evitar esportes, evitar longas caminhadas.

Os sete dias não são para acabar uma obra, fazer comprar, pintar a casa, etc!

recuperação cirurgia hidrocele, é muito demorada?

negativo, caso corra tudo bem, em torno de 1 semana você estará pronto para retornar às suas atividades.

tratamentos para hidrocele, quais são eles?

• pode ser realizado tratamento conservador, quando ela é pequena e indolor.
  • cirurgia nos casos onde há aumento de volume e dor.
  • aspiração nos casos paliativos, onde não há condição de cirurgia.

quem tem hidrocele pode ter filhos?

sim, não há qualquer fator impeditivo ou que leve a infertilidade masculina.

hidrocele vai e volta?

negativo, só se o cirurgião não souber operar.

hidrocele pode estourar?

jamais isso ocorrerá, pois são várias camadas a serem rompidas. Pode infeccionar.

hidrocele causa infertilidade?

negativo, não há qualquer relação. ]

quem tem hidrocele pode pegar peso?

pode sim, sem qualquer problema.

antiinflamatório para hidrocele, qual o melhor?

o que funcionar, caso tenha dor intensa, mas nesses casos sempre realizar um ultrassom da bolsa escrotal.

punção hidrocele, quando é indicada?

somente indicada nos pacientes que não tem condições físicas de realizar a cirurgia.

hidrocele doi?

sim, e é a principal causa de dor testicular crônica nos homens.

hidrocele ultrassom

o ultrassom é o exame básico para se feito para identificar a doença. Só precisamos dele para isso.

Cirurgias nos principais hospitais de BH ( Mater Dei BH, Vila da Serra, Uromaster).

Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia. Urologista BH, urologista Nova Lima, urologista Nova Serrana, e Urologista Pará de Minas, Urologista Pitangui