Início » Blog » O Que É Torção Testicular?

O Que É Torção Testicular?

torção testicular

A torção de testículo/ torção testicular é uma emergência urologica, devendo ser prontamente encaminhada para o bloco cirúrgico, no intuito de se preservar o testículo acometido. Acontece devido uma rotação dos testículos e interrompimento do fluxo de sangue, levando a necrose do mesmo. Necessita realização de ltrassom com doppler para confirmação, mas em casos que não seja possível de imediato, opta-se pela cirurgia, que deve ser realizada em até 6 horas do início do quadro de dor.

A torção no testículo irá causar dor intensa e inchaço local.

1. torção testicular causas, o que causa torção testicular?

A principal causa é uma má formação local que permite que o testículo se movimente livremente na bolsa escrotal e rode sobre si mesmo, levando a torção do testículo.

2. torção do testicular pode matar?

Somente em casos extremos, onde o paciente em decorrência da infecção local, venha a evoluir para um quadro de sepse( infecção generealizada) e não suporte.

3. Quem teve torção testicular pode ter filhos?

se o homem ainda tiver o outro testículo e esse testículo estiver viável ele terá condições sim de ter filho.

4. torção testicular ultrassom, quando é indicado?

em todos os casos para poder diferenciar entre orquiepididimiteI infecção) e torção do testículo.

5. torção testicular sintomas, quais são eles?

dor intensa, inchaço, perda do reflexo cremastérico, podendo ainda ter nauseas e vômitos devido a dor.

6. cirurgia de torção testicular, como ela é feita?

paciente internado em caráter de urgência, será levado ao bloco cirúrgico onde será feita a exploração testicular, no intuito de se avaliar a viabilidade do testículo acometido. Caso o testículo esteja viável, iremos fixá-lo na bolsa escrotal. Em caso de necrose local, irá ser feito a orquiectomia ( retirada do testículo acometido). Além disso, faz-se necessário a fixação testicular do outro testículo.

7. tratamentos para torção testicular

Em alguns casos o urologista pode tentar uma manobra para destorcer o testículo, mas a grande maioria vai necessitar de cirurgia.

8. torção testicular tempo de cirurgia

a cirurgia dura em torno de 1 hora

9. torção testicular recuperação

o paciente receberá alta em 1 dia , e em torno de 1 semana poderá retornar ao serviço.

10. torção testicular como identificar?

Exame físico, avaliação dos reflexos locais, história clínica dos sintomas, e sempre que possível ultrassom com doppler.

11. como evitar torção testicular

Não há como evitar até que se tenha o primeiro quadro de torção. Mas nos pacientes que são operados, podemos evitar a torção do lado não acometido fixando o testiculo.

12. torção testicular dor, como ela é?

Intensa, súbita, incapacitante, levando o paciente sempre a procurar atendimento médico.

13. torção apendice testicular, o que é isso?

são pequenos pólipos localizados nos testículos que podem torcer e simular uma torção testicular. Para diferenciar, somente o ultrassom; O tratamento nesses casos é analgesia.

14. torção testicular deixa estéril? pode levar a impotência?

caso você só tenha um testículo e ocorra necrose após torção, você ficará estéril sim. Se voçê tiver só um testículo, você ficará impotente sim ao longo do tempo. Necessitará realizar reposição hormonal para melhora do quadro.

15. torção testicular infantil, pode ocorrer, é comum?

sim, pode ocorrer, e como no adulto deve ser prontamente atendido. Ela é muito mais comum nas crianças/ adolescentes do que nos adultos.

16. como identificar torção testicular?

história clínica do paciente, exame físico mostrando aumento súbito volume testículo, perda reflexo cremastérico do lado acometido. Ultrassom irá mostrar ausência de fluxo no testículo acometido.

17. torção testicular sinal de prehn, o que é isso?

é uma melhora da dor ao elevar o testículo acometido

18. orquidopexia torção testicular, o que é orquidopexia?

nome científico dado para a fixação dos testículos na bolsa escrotal.

19. orquiepididimite e torção testicular

a infecção dos testículos e epididimos é chamado de orquiepididimite aguda e pode simular uma torção testicular. A principal maneira de se diferenciar é atráves do tempo de evolução, se o quadro foi súbito ou demorou dias, a intensidade da dor, idade do paciente, se há histórico de ist( infecções transmitidas sexualmente), tais como clamídia, gonorréira. O diagnóstico de certeza será feito através do ultrassom com doppler se houver dúvida.

20. torção testicular como resolver?

pode ser tentado manobra local para destorcer o testículo e caso não se consiga a reversão da torção está indicada a cirurgia.

21. torção testicular valor

não há um preço definido, o importante é salvar o seu testículo. Claro que valores extremos não devem ser praticados, mas nesse tipo de cirurgia há todo um custo envolvido tais como anestesia, aluguel de sala cirurgia, internação, honorários médicos, medicação usada, serviço de enfermagem.

22. torção testicular remedio

usamos apenas medicamentos para dor até a realização da cirurgia

23. torção testicular como aliviar?

medicamentos analgésicos venosos, elevar o testículo e bloco cirúrgico

24. torção testicular pos operatorio

extremamente tranquilo, paciente vai de alta no outro dia.

25. quais são os diagnósticos diferenciais de torção de testículo?

infecção local ( orquite, epididimite), torção de hidátide, hérnia inguinal encarcerada, hematoma escrotal, tumor testicular, purpura de Henoch-Schonlein

26. quais os principais sinais sintomas para predizer a torção?

inchaço local, presença de nauseas e vômitos, ausência de reflexo cremastérico, diminuição da dor com elevação do testículo, massa dura palpável.

27. qual a incidência de casos ?

Em torno de 3.8 casos por 100 mil pacientes

28. Existem casos de torção intermitente?

sim, alguns pacientes apresentam torção e destorção espontânea ou após manobra local. Todos devem passar sob cirurgia para fixação testicular no intuito de se evitar nova torção.

29. orquidopexia unilateral, orquidopexia bilateral

fixação dos testículos na cirurgia de torção de testículo.

30. orquiectomia radical

termo usado para retirada do testículo acometido por tumor, cirurgia diferente da realizada nas torções, pois a incisão é na região inguinal, ao passo que na torção o corte é na bolsa escrotal.

31. orquidopexia pos operatorio, há alguma diferença? orquidopexia recuperação

negativo, a cirurgia causa suas dores normais no pós operatório, mas a fixação não muda a dor.

32. orquidopexia esquerda, orquidopexia direita

termos usados para fixação do testicular na bolsa escrotal

33. Posso realizar minha consulta por teleconsultatelemedicina?

positivo

Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia. Como Urologista BH, urologista Nova Lima, urologista Nova Serrana, Urologista Pará de Minas, Urologista Pitangui atendo aos seguintes planos.