Início » Blog » Cisto Epidérmico: Como Curar?

Cisto Epidérmico: Como Curar?

cisto epidérmico

O cisto epidérmico ou cisto epidermóide são nódulos calcificados únicos ou múltilos que ocorrem devido erros nos folículos dos pêlos. O cisto epidérmico no saco escrotal pode causar um desconforto estético e dúvidas ao paciente quanto ao que está acontecendo, se a lesão é grave, o que deve ser feito.

Já quando os cisto são múltiplos, eles são denonominados: calcinose escrotal idiopática.

o que é cisto epidermico?

O cisto epidérmico ou cisto epidermóide são nódulos calcificados únicos ou múltiplos que ocorrem devido erros de formação nos folículos de pêlos.

cisto epidérmico

cisto epidermico roto, o que fazer?

quando esses cistos estão localizados no saco escrotal, a conduta é expectante. Sugiro expremer o resto de cisto que ficou para trás e aguardar cicatrização. Já quando ocorre em outras partes do corpo, sempre procurar um cirurgião geral para melhor conduta.

cisto epidermico inflamado

em alguns casos será necessário o uso de antibiótico por via oral, para que ocorra remissão dos sintomas.

cisto epidermoide tratamento

em alguns casos, onde não há sintomas, nem infecção local, o tratamento será simplesmente observação e orientação junto ao paciente que o quadro é benigno. Quando o paciente está incomodado com a situação, deve-se propor a cirurgia, que consiste em anestesia local e abertura do cisto com retirada do sebo.

cisto epidermico ultrassom

somente necessário quando se tem alguma dúvida se a lesão é um cisto ou lipoma, ou outra lesão de pele. Mas em 99 % das vezes, totalmente desnecessário.

cisto epidermico na virilha, o que fazer?

cirurgia como em todos os outros casos

cisto epidermoide como tratar?

optamos sempre por processo cirúrgico, que é prático e rápido.

cisto epidermoide cirurgia, como ele é feita?

cirurgia bem simples, sendo realizado anestesia local, abertura do cisto com retirada do sebo, e fechamento da pele após lavar o local com soro fisiológico.

calcinose escrotal tratamento

único tratamento disponível é a retirada cirurgica de cisto por cisto. Procurar um urologista de confiança.

como tirar cisto epidermico?

cisto epidermoide roto, o que deve ser feito?

se o cisto estiver no saco escrotal, recomendo apertar e retirar o resto do cisto, que provavelmente vai estar calcificado. Após, ocorrrerá o fechamento espontâneo da pele e estará resolvido.

Já em outras partes do corpo, o cisto pode estar constituído de sebo, sendo necessário cirurgia complementar para retirada da cápsula do mesmo, devido chance de recidiva.

Além disso, pode ser necessário o uso de antibiótico nos casos onde o cisto rompeu e a pele esta vermelha e dolorida.

cisto epidermoide fotos

cisto epidermóide escrotal/calcinose escrotal idiopática

Gostou do artigo? Ainda tem dúvidas? Acesse meus blogs, onde tenho outros artigos relacionados. Além disso, tenho um canal no Youtube onde falo de diversos assuntos da Urologia.

Deseja marcar uma consulta? online ou presencial? Tem alguma dúvida específica?

1 comentário em “Cisto Epidérmico: Como Curar?”

1. Pingback: Pênis: como aumentar? - Dr. Fernando Leone - Urologista