O que é infertilidade?
A infertilidade, incapacidade de gerar uma gravidez, é um problema que afeta um grande contingente de casais, levando a procura por ajuda especializada, seja por fertileutas, seja por urologistas.
Pode ser decorrente de diversos fatores, alguns relacionados ao sexo feminino como a endometriose, a sindrome do ovário policísticos, e outros relacionados ao sexo masculino, como a varicocele, variações anatômicas, uso de testosterona, impotência sexual, realização prévia de vasectomia, dentre outros.
A principal conduta inicial é realizar a consulta com seu urologista de confiança afim de se indentificar a causa do problema. Se for da alçada do urologista, ele poderá resolver o problema, seja com uso de medicamentos como o clomifeno, cirurgia de varicocele, uso de vitaminas, uso de medicamentos para melhorar a ereção, tais como tadalafila, sildenafila, realizar pesquisa genética, e caso não consiga resolver o problema, irá encaminhar o paciente para as clínicas de reprodução assisitida, onde serão realizados estudos mais avançados, como biópsia do testículo, aspiração dos testículos e epididimos.
Já se a causa for feminina ou até mesmo do casal, o fertileuta será o especialista mais indicado, e indicará os tratamentos mais certos como a inseminação intra-uterina( inseminação artificial), a fiv ( fertilização in vitro) ou tratamentos de doenças como a síndrome do ovário policístico ou a endometriose.
sinais de infertilidade feminina
presença de pêlos em excesso, ciclo menstrual irregular, ausência de fluxo menstrual, dores abdominais inexplicáveis no período menstrual.
sintomas de infertilidade masculina
presença de saco escrotal com volume aumentado, tipo um saco de minhocas, baixa libido, problemas de ereção, presença de mamas, poucos pêlos, testículos diminuidos de tamanho
um testículo maior que o outro causa infertilidade?
se a causa desse problema for a varicocele, pode sim levar a uma piora do espermograma. Porém, se foi algum trauma, descida tardia dos testículos ou decorrência de infecções como a caxumba, por exemplo, podemos ter ou não variações no espermograma. Isso ocorre devido ao tempo do fator causador do problema junto aos testículos.
sinais de infertilidade masculina
todo casal é considerado infértil após um ano tentando engravidar, tendo 3 relações sexuais por semana, e deverá ser investigado.
causa de infertilidade masculina
as principais causas são varicocele, variações anatômicas, alterações genéticas, uso de testosterona, impotência sexual, realização prévia de vasectomia, ausência de descida dos testículos, infecções como a caxumba, dentre outros.
infertilidade masculina tem cura?
sim, mas depende de cada causa. Já as alterações genéticas, que levam a uma baixa concentração de espermatozóides ou até mesmo ausência total, irão necessitar de outros métodos não naturais para que haja a gravidez, tais como inseminação e a fiv. Antes disso, necessita-se realizar pesquisa de espermatozóides nos testículos ou nos epidídimos.
remédio para infertilidade masculina, existe algum específico?
podemos usar algumas vitaminas, além de usarmos em alguns casos o clomifeno, o anastrazol, mas não há um santo medicamento a ser usado, cada caso é um caso diferente.
testosterona alta no homem causa infertilidade?
sim, mas só quando esse aumento é proveniente do uso por parte do paciente. Se um homem fizer um exame de Testosterona e nesse exame ela estiver alta, mas ele nunca fez uso de hormônios, esse aumente não leva a alterações na fertilidade, pois é um valor normal para esse homem. Porém, devemos lembrar que toda vez que for usado hormônio, o corpo para de produzir espermatozóides, o que leva um prejuízo no processo de fertilidade.
tipos de infertilidade masculina
podemos dividir em tratáveis e intratáveis, sendo que as alterações genéticas em algumas situações são consideradas intratáveis, pois o paciente pode ter ausência completa de espermatozóides. Mas devemos ressaltar que em alguns casos de alterações genéticas, conseguimos realizar tratamentos como a fiv, através da busca de espermatozóides através de biópsias nos testículos e epidídimos.
tratamento para infertilidade masculina, é sempre cirúrgico?
negativo, em alguns casos a causa pode ser por uso de testosterona, ou problemas genéticos, onde uma cirurgia não irá resolver a situação.
remédios que causam infertilidade masculina
a testosterona quando usada sempre irá causar problemas de fertilidade, pois o corpo entende que não deve produzir mais espermatozóides. Além disso, diversos medicamentos podem levar a alterações como: nitrofurantoina, cimetidina, sulfassalazina, espironolactona, alfabloqueadores, medicamentos que atrapalham na ejaculação tais como haloperidol, tioridazina, librium, imipramina, amitriptilina, prazosina, tansulosina, doxazosina, fentolamina.
infertilidade conjugal, é muito comum?
sim, em torno de 10 a 20 % dos casais, os problemas são de ambos, e não somente de um. Por isso, sempre devemos olhar o casal.
doença que causa infertilidade masculina
a caxumba é a principal doença que pode levar a infertilidade masculina. Além disso, temos as febres, diabetes, câncer, infecção, doenças genéticas como a fibrose cística, sindrome de klinefelter.
hospitais que oferecem o tratamento para infertilidade pelo sus
os principais hospitais que oferecem esse tipo de tratamento são os hospitais universitários relacionados às universidades federais.
o que causa infertilidade ?
além das doenças conhecidas como caxumba, febres, diabetes, as doenças genéticas também levam a alteração na fertilidade. Além disso temos: não descida dos testículos, cirurgia de hérnia inguinal com colocação de tela de marlex, torção testicular, trauma local, cirurgias pélvicas, na bexiga ou no retroperitôneo( parte mais posterior do abdome), rtu de próstata, uso de medicamentos como nitrofurantoína, cimetidina, sulfassalazina, espironolactona, alfabloqueadores, exposição a radiação ionizante, exposição crónica ao calor, corantes, pesticidas, metais pesados como o chumbo.
exame de infertilidade masculina
o exame físico e o espermograma são os principais exames necessários inicialmente. No exame físico vamos avaliar a presença de pêlos no paciente, presença de mamas( ginecomastia), avaliação do tamanho e consistência dos testículos, avaliação dos epididimos, presença dos ductos deferentes.
Além disso, pesquisamos por varicocele que leva a uma atrofia testicular, anormalidades no pênis, como hipospádias, curvatura peniana, fimose, alterações prostáticas, aumento das vesículas seminais.
fimose pode causar infertilidade?
sim, desde que o homem ao ejacular não consiga ter uma boa liberação dos espermatozóides, um jato adequado, condição indispensável para que haja encontro entre os espermatozóides e o óvulo.
tratamento hormonal para infertilidade masculina
nos pacientes que usam testosterona, usamos drogas no intuito de fazer com que os testículos voltem a produzir a testosterona local, que é essencial para a produção dos espermatozóides.
testículos pequenos é sinal de infertilidade?
a atrofia testicular nos faz sim pensar em problemas de fertilidade e dever ser sempre investigada.
tratamento para infertilidade
o tratamento vai depender da correta identificação da causa do problema, mas basicamente podemos ter tratamentos clínicos e cirúrgicos.
urologista especializado em infertilidade masculina
todo urologista pode fazer esse tratamento, basta estudar. Mas normalmente o andrologista é o médico que gosta de realizar esse tipo de investigação.
caxumba causa infertilidade?
sim, ela é uma dentre inúmeras outras causas, pois pode levar a uma atrofia dos testículos.
infertilidade e esterilidade
a primeira é uma dificuldade que pode ser temporária ou definitiva, já a segunda é a completa incapacidade de ser ter um filho, tais como nos pacientes com alterações genéticas.
testículo retrátil causa infertilidade?
negativo, pois ele não fica totalmente em posição incorreta, não causando anormalidades. Mas deve ser investigado se esse testículo retrátil fica a maior parte do tempo na bolsa ou no canal, pois nesses casos deve ser realizada a cirurgia corretiva.
apertar os testículos causa infertilidade?
qualquer trauma pode levar a uma piora dos parâmetros locais e deve ser evitado.
infecções que causam infertilidade masculina
infecções mesmo que temporárias podem levar a uma piora da produção local de espermatozóides. Febres, infecções virais mais graves podem sim afetar temporariamente a produção. Algumas viroses como a caxumba pode levar a danos contínuos.
hpv causa infertilidade
nos homens, somente se tiver causando alguma obstrução à saída de espermatozóides. Nas mulheres, inicialmente pode ser por uma obstrução no colo do útero. Essa obstruçao pode levar a problemas mais sérios e em alguns casos na necessidade de cirurgia no colo do útero, em decorrência do câncer de útero, induzido pelo hpv. Daí a necessidade do exame preventivo anualmente.
testículo menor que o outro infertilidade
pode ser um sinal de atrofia testicular devido varicocele, infecções prévias, traumas.
infertilidade tem cura?
nos casos onde pode ser tratado tem sim. Porém, em alguns casos somente com doação de óvulos e espermatozóides.
o que pode causar infertilidade masculina?
diversos problemas podem levar a esse quadro desde uma infecção prévia, problemas hormonais, uso de medicamentos, cirurgias prévias, alterações genéticas, alterações anatómicas, uso de testosterona, vasectomia prévia.
cariótipo banda g infertilidade
esse exame é realizado quando queremos avaliar se há alguma alteração genética no paciente, se ele é xy ou xxy( sindrome de Klinifelter)
testículo pequeno causa infertilidade?
o testículo pequeno não é a causa, e sim uma consequência de algo que levou esse testículo a ficar menor
infertilidade sem causa aparente, o que fazer?
sempre procurar por especialistas, seja um urologista, seja um fertileuta.
infertilidade masculina e feminina, como fazer?
o urologista tem capacidade de resolver uma boa parcela dos casos, ao passo que o fertileuta é quem irá resolver os casos da mulher e do homem, nas situações onde o urologista não se mostra mais capaz, ou que necessite inseminção artificial ou fiv.
como saber se tenho infertilidade?
procure seu urologista e faça uma avaliação, que a princípio será iniciada pelo exame físico e espermograma.
obesidade e a infertilidade
a sindrome plurimetabólica pode sim levar a uma piora na produção de espermatozóides
finasterida infertilidade,
a finasterida e a dutasterida levam a uma piora dos parametros dos espermatozóides atrapalhando a fertilidade.
urologista infertilidade masculina
é o primeiro médico a ser procurado pelo homem, pois deve ser feito exame físico no mesmo e pesquisa das diversas causas.
vitamina para infertilidade masculina
sabemos que em alguns casos, há melhora dos parametros do esperma com uso de vitaminas.
exames infertilidade masculina
os principais exames são: o exame físico completo e o espermograma com morfologia de kruger.
infertilidade é hereditário?
em alguns casos, podem existir doenças genéticas que passam para as gerações seguintes.
herpes causa infertilidade?
negativo, a herpes genital não causa alterações permanentes locais
o que é infertilidade transitória?
é quando o paciente por exemplo, tem um quadro infeccioso e após esse quadro, há reflexos na qualidade do esperma.
uso de testosterona e infertilidade
o uso de hormônios de forma equivocada pode levar a uma parada de produção de espermatozóides e atrofia testicular alterando a fertilidade.
notebook no colo causa infertilidade feminina?
pode levar a alterações nos espermatozóides, devido aumento da temperatura testicular, o que afeta a produção.
retirada da prostata causa infertilidade?
sim, tanto por alterações anatômicas, como na produção de espermatozóides, pois a próstata e as vesiculas seminais produzem nutrientes necessários aos espermatozóides.
quimioterapia causa infertilidade masculina?
sim, tanto a quimioterapia como a radioterapia local podem levar a problemas na produção de espermatozóides.
medicamentos infertilidade masculina
diversos medicamentos podem levar a alterações: testosterona, nitrofurantoina, cimetidina, sulfassalazina, espironolactona, alfabloqueadores, medicamentos que atrapalham na ejaculação tais como haloperidol, tioridazina, librium, imipramina, amitriptilina, prazosina, tansulosina, doxazosina, fentolamina
cirurgia para infertilidade masculina
a principal cirurgia realizada é correção de varicocele, além da reversão de vasectomia, cirurgia de postectomia/ circuncisão.
problemas de infertilidade, quem devo procurar?
para os homens a consulta inicial sempre deve ser com seu urologista, já nas mulheres, procure seu ginecologista e depois se necessário um fertileuta.
remedio infertilidade masculina
os principais medicamentos usados são vitaminas, uso de medicamentos que estimulam a produção de testosterona total.
investigação infertilidade, como proceder?
inicialmente é necessária avaliação inicial com um urologista que irá realizar o exame físico, e pedir um espermograma. A partir dai, iremos continuar a investigação com outros exames conforme o necessário.
problema de infertilidade masculina, como desconfiar?
todo casal que tem 3 relações semanais por 1 ano e não consegue engravidar deve ser investigado sobre fertilidade
infertilidade por caxumba tem cura?
não existe um tratamento para melhorar a fertilidade, e sim um tratamento para proporcionar a inseminação do espermatozóide no óvulo feminino.
sertralina causa infertilidade masculina?
ela pode levar a um distúrbio de ejaculação, prejudicando as chances de gravidez
infertilidade no homem, o que fazer?
procurar primeiramente por um urologista que na maioria dos casos irá saber o que fazer, se há necessidade de tratamentos complementares.
existe tratamento para infertilidade masculina?
sim, e esse tratamento passa pela consulta com um urologista, que irá realizar o exame físico, avaliar alterações anatômicas, e pedir um espermograma
atrofia testicular causa infertilidade?
sim, levando a uma baixa produção de espermatozóides.
antidepressivos causam infertilidade?
podem causar disfunção erétil, ausência de ejaculação, fatores esses que podem prejudicar o ato sexual e inseminação.
como descobrir infertilidade?
consulta com um especialista, no caso seu urologista, que irá realizar um exame físico completo, avaliar alterações, e pedir um espermograma e exames que achar necessários.
torção testicular causa infertilidade?
partimos do pressuposto que o homem possui dois testículos viáveis. Se perdemos um, há o outro para desempenhar o papel. Porém, se houver alterações prévias nesse testículo, poderá haver alterações na fertilidade.
diabetes no homem causa infertilidade?
pode levar sim a uma baixa produção de testosterona, levando a problemas de ereção, má qualidade na produção de espermatozóides. Todo paciente que está acima do peso pode ter alterações na produção de testosterona local
hernia causa infertilidade masculina?
a cirurgia de hérnia pode levar a traumas no deferente e nos vasos que nutrem o testículo, além de processo inflamatório local no ducto deferente, causando obstrução do mesmo.
sindrome de klinefelter infertilidade
é uma alteração genética que leva a ausência de produção de espermatozóides e testículos atróficos.
infertilidade humana e reprodução assistida
os dois principais mecanismos para concepção que irão usar de técnicas avançadas de reprodução assistida são a fiv e a inseminação intra-uterina.
tricomoníase altera a fertilidade?
o processo inflamatório local pode impedir o correto deslocamento dos espermatozóides e dos óvulos, levando a um prejuízo no processo de fecundação, ou nidação.
estenose uretral causa infertilidade?
sim, pois pode impedir que os espermatozóides saiam em jato, impedindo a correta chegada ao útero, por não haver pressão ideal.
sêmen ralo pode indicar infertilidade?
sim, mas não necessariamente, por isso devemos realizar o espermograma, que irá definir se existe alguma alteração na contagem, volume, nas formas, na motilidade dos mesmos. Além disso, na consulta com um urologista, será identificado se existe alterações anatômicas, pesquisa do uso de medicamentos, cirurgias prévias.
tratamento infertilidade preço
os tratamentos mais avançados custam a partir de 20 mil reais, e podemos ter como exemplos a fiv ( fertilização in vitro), inseminação intra-uterina, também chamada de inseminação artificial, sendo esses processos realizados pelo fertileuta, que é o especialista em reprodução humana assistida.
Gostou do artigo? Ainda tem dúvidas? acesse meu blog onde tenho outros artigos relacionados:
Deseja marcar uma consulta? online ou presencial?
Cirurgias nos principais hospitais de BH ( Mater Dei BH, Vila da Serra, Uromaster).
Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia. Como Urologista BH,urologista Nova Lima, urologista Nova Serrana, Urologista Pará de Minas, Urologista Pitangui
Pingback: O urologista trata de quais doenças? - Dr. Fernando Leone
Pingback: Anticoncepcional masculino: ele existe? - Dr. Fernando Leone
Pingback: Pênis: tem como aumentar? - Dr. Fernando Leone - Urologista
Pingback: Urologista Amil - Dr. Fernando Leone - Urologista BH
Pingback: Impotência Sexual: preste atenção a esses sinais! Dr Leone
Pingback: Vasectomia como é feita? Dr. Fernando Leone - Urologista BH
Pingback: Impotência Masculina: você tem? - Dr. Fernando Leone
Pingback: Ejaculação Precoce Tratamento: como realizar? DrFernando Leone
Pingback: Estradiol no Homem - Dr. Fernando Leone
Pingback: Letrozol - Dr. Fernando Leone - Urologista BH
Pingback: Hidrocele: Jamais Deixe Isso Acontecer! Dr. Leone - Uro BH