Pular para o conteúdo
Início » Blog » Cirurgia De Pedra Nos Rins

Cirurgia De Pedra Nos Rins

Cirurgia de Pedra nos rins

A cirurgia de pedra nos rins é uma das cirurgias mais realizadas pelos médicos urologistas, pois a frequência de cálculos renais ainda é grande no nosso meio.

Para ser realizada, vai ser necessário todo um aparato por trás: sempre em ambiente hospitalar, sempre necessitará de um médico anestesista, materiais de última geração como ureteroscópio flexível, laser, torre de vídeo, e claro um urologista experiente que saiba o que está fazendo.

qual o nome da cirurgia de pedra nos rins?

temos alguns nomes: utl , ureterorrenolitotripsia rígida e ureterorrenolitotripsia flexível a laser, nefrolitotomia percutânea, nefrolitotomia, cistolitotomia, cistolitotomia a laser, nefrolitotomia anatrófica, ureterolitotomia, cirurgia laparoscópica para cálculos grandes na pelve e ureter.

qual medico faz cirurgia de pedra nos rins?

o médico que é treinado para esse tipo de cirurgia é o urologista, que fez 3 anos de residência somente nessa área e tem as habilidades necessárias para tratar os cálculos renais e as possíveis complicações cirúrgicas caso aconteçam.

cirurgia pedra nos rins duplo j

em todas as cirurgias renais, sempre iremos passar o cateter de duplo j, que visa impedir que o ureter se feche após a cirurgia e cause cólica renal, retençao de urina no rim operado, levando a hidronefrose e complicações relacionadas.

cirurgia de retirada pedra nos rins, qual a mais indicada?

hoje sempre temos como primeira opção as cirurgias menos invasivas. E o que seria isso? São as cirurgias sem corte, onde o processo de cicatrização é mais rápido e o retorno às atividades do dia a dia são quase que imediatas.

cirurgia de implosão de pedra no rim

a tecnologia usada hoje para quebrar os cálculos renais é o laser, que implode as pedras deixando poucos resíduos. Sempre iremos deixar um cateter de duplo j, que serve para drenar o rim após a cirurgia, tirando os resíduos, no caso, os fragmentos das pedras.

cirurgia pedra no rim tempo de recuperação?

nas cirurgias ditas não invasivas, isto é, sem cortes, o tempo de recuperação é quase que imediato. O paciente é rapidamente liberado para suas atividades diárias, e na grande maioria dos casos terá alta após algumas horas após a cirurgia.

cirurgia de pedra nos rins é simples?

feita por profissional experiente e dando tudo certo, podemos dizer sim que é simples. Mas para atingir esse estágio são anos e anos de expertise e cirurgias.

cirurgia pedra nos rins valor 2023

os valores das cirurgias renais são elevados, pois utilizamos materiais descartáveis, tecnologia de ponta, realizadas em equipe e sempre em hospitais. Não tem como ser barato infelizmente.

cirurgia de pedra nos rins pela uretra

toda cirurgia dita minimamente invasiva que visa chegar até os cálculos renais deve passar pela uretra. É o caminho natural a ser percorrido.

cirurgia para retirada de pedra no rim a laser

o laser é tipo de tecnologia usada para quebrar as pedras, fazendo como que ela vire uma areia e possa sair pela urina. Sempre iremos passar o cateter duplo j, que serve para drenar os fragmentos restantes.

cirurgia retirada de pedra no rim, qual médico procurar?

sempre procurar um urologista que tenha experiência na área, afim de se obter o melhor resultado e evitar complicações.

cirurgia para retirada de pedra nos rins a laser, como ela é?

o paciente estará deitado com as pernas levantadas, sedado, anestesiado, o urologista irá passar um aparelho chamado ureteroscópio semi rígido pela canal da uretra, avaliará a bexiga( cistoscopia), achará os meatos uretrais, passará um fio guia que irá até o rim.

Depois irá utilizar um aparelho que chama ureteroscópio flexível, sendo realizada a ureteroscopia, sendo progredido o aparelho até os rins, onde serão identificados os cálculos que serão bombardeados com o laser, até virar poeira.

Após a retirada dos fragmentos maiores com uma cesta, passaremos o cateter duplo j, e esvaziamos a bexiga com uma sonda vesical de alívio.

cirurgia de pedra nos rins cicatriz

nas cirurgias onde são realizados cortes, como no caso das cirurgias para cálculos renais, o corte é chamado de lombotomia e é um corte paralelo a última costela na região lombar/ posterior.

cirurgia para retirada de pedra nos rins, é necessária a internação?

na grande maioria dos casos somente a internação para que haja recuperação da anestesia. O paciente costuma ser liberado ao longo do dia.

cirurgia de pedra no rins a laser, qual realizar?

sempre nos casos de obstrução do fluxo urinário, o que acarretará dor nos rins, dor lombar, cólica renal, hidronefrose, infecção urinária, vamos optar por cirurgias curativas no intuito de sempre desobstruir os rins.

dor após cirurgia de pedra nos rins

os pacientes podem ter dor nos rins no pós operatório devido ao fato de haver manipulação do trato urinário, causando sangramento local, inflamação, além claro, do desconforto que o cateter duplo j pode causar.

hospital que faz cirurgia de pedra no rim

vários hospitais podem realizar a cirurgia, mas procure sempre por locais com boa infra estrutura, e claro, urologistas capacitados na realização das cirurgias.

cirurgia para retirar pedra no rim é perigoso?

toda e qualquer cirurgia pode ter complicações, por isso eu jamais acho que tudo é simples.

Pode haver sim complicações como traumas no uterer, complicações durante a passagem do cateter de duplo j, sangramentos, obstruções durante a passagem do ureteroscoópio.

cirurgia de pedra nos rins preço

vai variar muito onde você mora, qual hospital, o preço da equipe médica, qual o tipo de cirurgia necessária, mas posso te afirmar que caso não tenha convênio a cirurgia não é muito barata, pois os materias necessários são caros também.

cirurgia a laser pedra nos rins quanto tempo demora?

o tempo entre anestesiar e realizar a cirurgia gira em torno de 2 a 3 horas normalmente

cirurgia de pedra no rim a laser pela uretra

todas cirurgias hoje basicamente são realizadas pela uretra, com exceção dos cálculos muito grandes, onde optamos por realizar a nefrolitotomia percutânea

como fazer cirurgia de pedra nos rins?

procure sempre por um urologista, leve todos os exames já realizados. Ele irá avaliar o quadro e indicar a melhor solução.

cirurgia de pedra nos rins a laser valor

hoje basicamente só usamos o laser na realização da cirurgia, o que pode encarecer um pouco , mas com certeza melhorou em muito a qualidade da cirurgia e seus resultados.

cirurgia a laser pedra nos rins riscos

os principais riscos são:

  • lesão do ureter ou dos rins devido ao trauma ou pelo laser,
  • incapacidade de realizar a cirurgia toda devido sangramento ou falhas nos equipamentos,
  • incapacidade de iniciar a cirurgia por estreitamento nos ureteres,
  • infecção grave no pós operatório
  • dor intensa com uso do duplo j.

cirurgia de pedra nos rins por videolaparoscopia, qual indicação?

usamos essa modalidade cirúrgica nos casos onde há um calculo grande no ureter próximo aos rins ou na pelve renal.

quando é necessário fazer cirurgia de pedra nos rins?

as principais indicações de cirurgia são:

  • dor que não melhora com uso de medicamentos
  • obstrução do canal urinário levando à hidronefrose
  • ureterolítiase
  • cálculos grandes ou coraliformes levando a infecção de repetição.

cirurgia de pedra na bexiga valor

o valor vai variar muito da cidade onde você mora, o hospital onde será realizada a cirurgia, e os honorários médicos.

cateter para cirurgia de pedra nos rins, qual o nome?

o cateter usado é chamado de cateter de duplo j.

febre após cirurgia de pedra no rim, o que pode estar acontecendo?

sempre iremos pensar em infecção urinária/ pielonefrite, e em alguns casos temos de monitorar ou até mesmo internar o paciente, sob risco de sepse.

O que acontece nesses casos é que a urina retida pelo cálculo pode estar infectada e a manipulação pode desencadear um processo inflamatório grave e levar até o óbito.

fotos de cirurgia de pedra nos rins

cirurgia de pedra nos rins
cirurgia de pedra nos rins

foto acima mostrando pedra( no meio) sendo bombardeada por fibra de laser( lado esquerdo) e fio guia do lado direito.

tipos de cirurgia pedra nos rins

existem várias: desde cirurgias por dentro do canal da urina ( utl flexível), por punçao lombar ( nefrolitotomia percutânea), cirurgias por vídeolaparoscopia, e as abertas( nefrolitotomia).

recuperação de cirurgia de pedra nos rins a laser

por se tratar de uma cirurgia não invasiva, o paciente recebe alta em 1 dia no máximo, e se der conta já pode voltar às suas atividades diárias, exceto aos exercícios.

cirurgia de pedra nos rins em homem

vamos operar pelo canal da urina, subindo até o rim acometido. Da mesma forma é feita a cirurgia nas mulheres.

cirurgia de pedra nos rins particular, é muito cara?

sim, não é uma cirurgia onde se pode barganhar, pois o material usado é caro, e descartável, além de que necessitamos toda uma estrutura de materiais nos hospitais para que se realize uma cirurgia segura.

termo tecnico para cirurgia de cálculo renal

podemos usar: nefrolitotomia, nefrolitotomia percutânea, utl semi rigida, utl flexível,

a cirurgia de cálculo renal é curativa?

nem sempre, em alguns casos necessitamos operar mais de uma vez o paciente por dificuldade cirúrgica, ou por recidiva dos cálculos.

Além disso, é sempre necessário o controle com o nefrologista para que se evite a formação de novos cálculos renais.

Gostou do artigo? Ainda tem dúvidas? acesse meu blog onde tenho outros artigos relacionados:

www.drleone.com.br/blog

www.imandrologia.com.br/blog

Deseja marcar uma consulta? online ou presencial?

Teleconsulta

Consulta Presencial

WhatsApp

Cirurgias nos principais hospitais de BH ( Mater Dei BH, Vila da Serra, Uromaster).

Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia. Como Urologista BH,urologista Nova Lima, urologista Nova Serrana, Urologista Pará de Minas, Urologista Pitangui

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba o e-book no seu email agora mesmo


    × Como posso te ajudar?