Início » Blog » Hidronefrose Precisa de Cirurgia?

Hidronefrose Precisa de Cirurgia?

A hidronefrose precisa de cirurgia?

Sim, pois devemos tratar a anomalia que está levando a uma destruição do tecido renal ao longo do tempo.

Mas vamos definir o que é a hidronefrose: é o nome dado a dilatação renal, ou seja, da pelve renal, dos cálices renais, do ureter proximal que leva a cólica renal, dor lombar, dor nos rins.

Então basicamente é um sinal de que algo não está bem. E o que pode estar acontecendo?

Podemos dizer que algo está causando obstrução na saída da urina dos rins ou de todo sistema urinário. Como principais causas podemos citar os calculos renais, valvula de uretra posterior, refluxo vesico ureteral, estenose de uretra, hiperplasia prostática benignacâncer de próstata em estágios mais avançados, problemas de esvaziamento na bexiga( bexiga hipoativa), estenose de jup ( estreitamento na saída do rim com o ureter).

Então resumidamente, em que situações a hidronefrose precisa de cirurgia?

Basicamente podemos dizer que em quase todas citadas acima. Vou elucidar as principais:

• pedra nos rins/ ureterolitíase: cálculos renais que estejam causando obstrução devem ser retiradas através das cirurgias indicadas ou através da passagem do cateter duplo j.
  • estenose de jup: sempre deve ser operada pois leva a perda da função renal
  • válvula de uretra posterior: é um emergência pediátrica, sendo prontamente operada pós nascimento
  • hiperplasia prostática: nos casos onde há hidronefrose, infecções urinárias de repetição, prejuízo na musculatura da bexiga, sempre deve haver cirurgia na próstata.
  • câncer de próstata: tumores que causem obstrução do canal da urina devem ser sempre operados, realizando-se uma rtu de próstata.
  • estenose de uretra que cause obstrução e hidronefrose deve ser realizada alguma medida, seja cistostomia ou cirurgia para a estenose de uretra.

A hidronefrose tem cura?

sempre que conseguirmos dar o diagnóstico nas fases iniciais ou intermediárias iremos conseguir resolver os problemas causados pela hidronefrose. O grande problema é quando o paciente para de sentir dor e acha que está tudo bem, e no futuro ao realizar um exame de rotina descobre que houve lesão do rim acometido com perda de função.

Hidronefrose recem nascido, o que deve ser feito?

é considerada uma urgência até a completa investigação do quadro e resolução do mesmo.

É possível realizar a cirurgia de vasectomia pelo plano de saúde?