Início » Blog » Hormônios masculinos: A Verdade Escondida!

Hormônios masculinos: A Verdade Escondida!

Hormonios Masculinos

Os hormônios masculinos são essenciais para uma boa saúde, pois eles são reponsáveis por diversas ações no nosso organismo.

Daí a importância de se manter níveis normais no corpo, afim de se evitar complicações, seja pelo excesso ou pela falta desses hormônios.

Quais os principais hormônios masculinos e suas funções no corpo?

Os principais hormônios masculinos são produzidos nos testículos após estímulos provenientes da glândula hipófise, que é a responsável pela produção das gonodatofrinas: fsh e lh.

Esses hormônios irão agir nos testículos estimulando a produção da testosterona que é responsável pelas características sexuais secundárias ( como pêlos, engrossar a voz, crescimento do pênis, aumento de massa muscular).

Além disso, a Testosterona promove o desenvolvimento sexual com o crescimento de pênis, produção de espermatozóides e aumento da libido.

Importante lembrar ainda do papel primordial da Testosterona em diversas outras partes do corpo como na formação óssea, na produção de células sanguíneas, funcionamento do fígado, e participação no metabolismo do colesterol e glicose.

Quais as consequências da baixa dos hormônio masculino?

Você já ouviu falar da Andropausa? Esse é o nome dado para a baixa da Testosterona nos homens, que ocorre a partir dos 40 anos, levando a diversas alterações.

Os principais sintomas são:

E como dar esse diagnóstico? Através de exames de sangue onde iremos avaliar os níveis hormonais, que somados aos sintomas acima nos darão o diagnóstico.

E qual seria o tratamento para a queda dos hormônios masculinos?

Após duas medidas de Testosterona ou sintomas mais Testosterona alterada, temos autorização para iniciar o tratamento, que na maioria dos casos é a reposição hormonal com derivados de Testosterona.

A mentira dos Hormônios Masculinos

Você já deve ter notado a quantidade de médicos e nutricionistas falando sobre hormônios ultimamente, não é verdade?

E sabe o porquê? Querem seu dinheiro, dizendo que você tem isso ou aquilo, pedem inùmeros exames ( que só podem ser feitos no laboratório dos amigos), e dizem que você tem de tratar da doença tal, e que só esse médico possui a fórmula mágica do tratamento.

Esse é o método do picareta, que irá te atrair e pegar seu dinheiro.

Cuidado: reposição hormonal é coisa séria e pode levar a danos irreparavéis.

Desânimo não é sinônimo de falta de hormônio: pode ser por cansaço, estresse, depressão, noites mal dormidas. O que mais tenho visto no consultório, são pacientes que iniciaram Terapia de Reposição Hormonal com Testosterona normal!

E o pior: muitos pacientes estão em idade fértil, e vão ao consultório justamente por isso, pois não conseguem ter filhos, ficaram infertéis.

Além disso, a reposição hormonal pode acelerar um câncer de próstata oculto, causar câncer no fígado, tromboses, piora do colesterol e glicose, além de causar em alguns casos, perda total da libido nos pacientes.

E qual seria o médico para hormônios masculinos?

Os médicos mais indicados para acompanhamento e tratamento são os urologistas e os endocrinologistas, que têm formação para esse tipo de tratamento.

Ressalto aqui, que sempre deve ser procurado um endocrinologista que tenha RQE, que é o certificado que o mesmo cursou especializações sérias e autorizadas pelo MEC.

como realizar o perfil hormonal masculino?

eu penso assim: homem, com sintomas de baixa libido, perda de ereção, irritabilidade fácil, dificuldade raciocínio deve realizar uma avaliação com um urologista para saber se há algo errado.

alteração hormonal masculina, como saber se há algo errado? Qual o parâmetro usado?

na urologia sempre vamos usar a Testosterona total, que sempre deve estar acima de 300. Devemos ressaltar que os pacientes sem qualquer queixas e por exemplo com valores de 350 ou 400, não quer dizer que precisamos repor o hormônio. Esse é um erro clássico e é muito explorado pelos picaretas de plantão.

hormonios masculinos exames, quais são eles?

iremos pedir alguns exames, nos casos de pacientes sintomáticos: testosterona total, tsh, prolactina, fsh, Lh, estradiol. O resto é invenção de moda para o médico falar que é bom, porque pediu um monte de exame( no laboratório que paga comissão é claro!)

hormonio masculino reposição, quando ela é indicada?

somente nos pacientes com sintomas e que seja comprovado por exame laboratorial que existe deficiência de Testosterona.

Além disso, devemos sempre perguntar ao paciente se ele deseja constituir prole, pois nesses casos, temos de tentar outros tipos de tratamento.

qual hormonio masculino posso tomar?

somente aquele que o médico prescrever. Jamais tome hormônios sem receita médica. E hoje, mesmo assim, há médicos e médicos.

como repor hormônios masculinos?

sempre com prescrição de um urologista ou endocrinologista. Mas sempre é bom lembrar as indicações: ter sintomas + exame hormonal alterado.

hormônios masculinos produzidos pelos testículos, quais são?

é a testosterona, que leva a produção de espermatozóides e diversas outras funções pelo corpo.

hormônio masculino onde comprar?

a venda somente ocorre em farmácias, sendo necessário receita médica com cid e cpf do médico. Não fique comprando em academias, pois se existe toda essa restrição é porque a medicação tem efeitos colaterais e pode levar até ao óbito. Cuidado!

hormônios masculinos baixos, como proceder?

marque uma consulta com um urologista ou endocrinologista com RQE. Sempre pesquise pelas residências que o médico fez, e não os cursos de final de semana.

hormônios masculinos injetáveis, quais os principais?

temos o Nebido, Hormus, Atesto, que são drogas de liberação lenta, considerados os melhores hormônios masculinos e que devem ser usados a cada 12 semanas

E temos as drogas de liberação rápida a serem usadas a cada 21 dias, como o Durateston e o Deposteron.

hormônio masculino comprimido, posso tomar?

negativo, pois as drogas que são tomadas por via oral, passam necessariamente pelo fígado e irão causar um aumento na chance de um câncer grave.

hormonio masculino baixo causa impotencia?

sim, e é um dos principais motivos das consultas ao médico urologista. Nosso corpo precisa de Testosterona nos níveis normais para poder funcionar.

gel hormonal masculino, ele é válido?

sim, pode ser usado sim ao invês do injetável. Lembrando sempre do risco de contaminação da medicação nas mulheres e filhos, pelo simples fato de contato físico.

hormonio masculino baixo sintomas

os principais sintomas são:

Os principais sintomas são:

Gostou do artigo? Ainda tem dúvidas? Acesse meus blogs, onde tenho outros artigos relacionados. Além disso, tenho um canal no Youtube onde falo de diversos assuntos da Urologia.

Deseja marcar uma consulta? online ou presencial? Tem alguma dúvida específica?

1 comentário em “Hormônios masculinos: A Verdade Escondida!”

1. Pingback: Sildenafila Como Tomar? Dr. Fernando Leone - Urologista BH - Urologista BH