Pular para o conteúdo
Início » Blog » Nefrectomia Parcial: Quando Realizar?

Nefrectomia Parcial: Quando Realizar?

Nefrectomia Parcial

O que é nefrectomia parcial? Quando é indicado esse tipo de cirurgia? Valores, onde operar? Qual o tempo de recuperação? Essas são as principais perguntas realizadas pelos pacientes no consultório do urologista!

A nefrectomia parcial normalmente é dividida em nefrectomia parcial laparoscópica, nefrectomia parcial robótica ou nefrectomia parcial aberta.

A diferença nos nomes é baseada no tipo de cirurgia que será realizada, sendo uma por via laparoscópica, outra robótica, e a outra é uma cirurgia aberta, com grande incisão na região lombar.

As cirurgias minimamente invasivas( robótica e laparoscópica) são as cirurgias onde o acesso aos rins são feitos por cortes mínimos, onde são introduzidos as pinças de trabalho e a câmera de vídeo.

Normalmente são precisos dois a três urologistas para que seja realizada de uma forma segura.

O principal ganho nas cirurgias minimamente invasivas é o pós operatório, que tende a ter menos complicações, uma rápida recuperação, além do que durante as cirurgias, vamos ter um melhor campo de visão cirúrgica, e conseguentemente, menores complicações cirúrgicas, como por exemplo sangramentos volumosos.

Quando a cirurgia de nefrectomia parcial do rim é indicada?

Normalmente, indicamos a nefrectomia parcial para os pacientes com um câncer renal pequeno, que tenha menos de 4 centímetros de diâmetro e esteja em localização favorável para a realização da cirurgia, como por exemplo longe dos grandes vasos renais.

Além disso, os pacientes que possuem tumor renal já operado anteriormente e que houve recidiva e naqueles que possuem rim único, a cirurgia é muito bem indicada, pois ela é considerada poupadora de néfrons( onde se produz urina).

Com a introdução da cirurgia robótica, é cada vez maior a resolução dos tumores renais, podendo em alguns casos bem indicados, a realização de cirurgias mais complexas por técnicas menos invasivas.

Nefrectomia parcial valor, é muito alto?

Isso irá variar bastante, pois está diretamente relacionado com o tipo de cirurgia( robótica x laparoscópica x aberta), cidade onde será realizada a cirurgia, equipe médica, hospital a ser realizado.

Mas não é uma cirurgia muito barata não, pois envolve muitas variáveis.


Nefrectomia parcial recuperação, como é?

O paciente após terminada a cirurgia, irá para a sala de recuperação anestésica, ficando em observação por um período.
Após estar consciente, será encaminhado para o quarto, recebendo analgésicos, dieta mais líquida, será orientado a deambular.

No quarto, será tratado pelo corpo clínico do hospital, sendo observados principalmente pressão arterial, e frequência cardíaca, que podem indicar sinais de sangramentos.

Após estabilização, ausência de dor, deambulação, ausência de sinais de sangramento, o paciente será liberado para casa.

É possível consultar pelo plano de saúde?

sim, realizo atendimentos e cirurgias por diversos planos de saúde assim, como pelo saúde Bradesco, Amil, Sulamerica.

Cirurgias nos principais hospitais de BH ( Mater Dei Bh, Vila da Serra, Uromaster) e clínica de urologia BH.

Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia. Urologista BH, Uro BH, urologista em Nova Serrana, Urologista em Pará de Minas, Urologista Pitangui.

Gostou do artigo? Ainda tem dúvidas? acesse meu blog onde tenho outros artigos relacionados:

www.drleone.com.br/blog

www.imandrologia.com.br/blog

Deseja marcar uma consulta? online ou presencial?

Teleconsulta

Consulta Presencial

WhatsApp

Marcações:

1 comentário em “Nefrectomia Parcial: Quando Realizar?”

  1. Pingback: Câncer No Rim Sintomas - Dr. Fernando Leone - Uro BH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?