Pular para o conteúdo
Início » Blog » O Que São Essas Bolinhas No Penis?

O Que São Essas Bolinhas No Penis?

bolinhas no penis

Sabe umas bolinhas no penis presentes ao redor da glande? Você tem? Elas são grandes? Você se sente confortável com elas, ou fica com medo do que vão pensar?

Nesse blog, vou te falar um pouco sobre essas bolinhas no penis, se são doença, quais as doenças que podem dar essas bolinhas, e os tratamentos que existem.

E o que pode ser essas bolinhas no penis, Dr?

Essas bolinhas no penis costuma estar presentes na glande, basicamente ao redor de toda a glande.

Podem ocorrer em várias fileiras, são mais esbranquiçadas, parecem pequenas pérolas.

São chamadas de Glândulas de Tyson, ou coroa perolada, pápulas perláceas penianas, nome dado devido a Edward Tyson, cientista que as nomeou.

E normalmente quando o paciente procura um urologista? Quando ele acha que as bolinhas são grandes e causam desconforto no paciente, pois a parceira/o pode achar que seja uma doença.

Porém, nós sabemos que não se trata de uma ist/dst, tal como o HPV, a herpes genital, o molusco contagioso, mas sim de partes normais do pênis que servem para lubrificar a região

E normalmente, a época em que os pacientes costumam ir ao consultório, coincide com sua fase de descoberta sexual e pesquisa sobre os orgãos genitais.

Além da glândulas de Tyson, também podemos ter outra glândulas locais como os grânulos de Fordyce, que aparecem mais na região do prepúcio, que é a pele que recobre a glande.

Qual o tratamento recomendado para as bolinhas no penis ( Glândulas de Tyson)?

A princípio, não fazemos nenhum tipo de tratamento para as glândulas de Tyson, por se tratar de doença benigna, não sendo indicado tratamentos específicos.

Entretanto, alguns pacientes se queixam dessas bolinhas no penis, reclamando do aspecto estético, da aparência local, que simula uma verruga, fazendo com que a parceira não queira ter relações em decorrência das bolinhas.

Dessa maneira, o paciente acaba procurando um urologista, afim de resolver essa questão.

Hoje o principal tratamento nesse sentido, é a eletrocoagulação das lesões, melhorando o aspecto e a auto-estima do paciente.

A cirurgia dura em média de 15 a 30 minutos, sendo realizado anestesia local, e os resultados são bons.

Ressalto sempre ao paciente que após o procedimento, a pele local pode ficar mais escura, devido à queimadura.

Sempre bom lembrar que após o procedimento, o paciente deve respeitar o tempo de cicatrização para que não haja infecção local, e piora do resultado final.

Qual o diagnóstico diferencial para as bolinhas no pênis?

Temos como principal diagnóstico diferencial as verrugas genitais, chamadas de HPV.

Outro diagnóstico possível para bolinhas no pênis são as grânulos de Fordyce, que são glândulas produtoras de sebo, encontradas na pele do pênis.

Outra doença que pode causar bolinhas no pênis, é a herpes genital, porém ocorre de forma agrupada, dói, se rompe ao longo de uma semana, levando a cicatriz local .

Já o molusco contagioso, pode levar também a protuberâncias na região genital, assim como a escabiose( sarna), sendo que ambas necessitam de tratamento

Quando as bolinhas no pênis necessitam tratamento?

Em todos os casos onde diagnosticamos uma doença. Então nos casos de hpv, iremos realizar o tratamento relacionado, que será a cauterização como ácido ou eletrocautério, ou uso de substâncias para queimar as lesões ao longo do tempo.

No Molusco, precisamos romper as lesões e usar um líquido para evitar o retorno, além de cuidados básicos de higiene em casa, como passar as roupas íntimas e de cama.

Mesma situação da sarna, que necessita de tratamento específico, além dos cuidados acima.

Mas principal orientação é sempre procurar um urologista que saberá conduzir cada caso de maneira correta.

Posso ficar com as bolinhas no pênis?

Sim, sem qualquer problema!! Sempre digo aos meus pacientes que vários homens têm lesões parecidas, e que hoje, com o maior número de relações sexuais entre as pessoas, acaba que isso não é nem notado durante as relações.

Mas caso se sinta desconfortável, levando a quadros de impotência sexual ou sinta que possa ser algo a mais, como uma ist, procure sim seu urologista que te dará a solução.

Gostou do artigo? Ainda tem dúvidas? acesse meu blog onde tenho outros artigos relacionados:

www.drleone.com.br/blog

www.imandrologia.com.br/blog

Deseja marcar uma consulta? online ou presencial?

Teleconsulta

Consulta Presencial

WhatsApp


Cirurgias nos principais hospitais de BH ( Mater Dei BH, Vila da Serra, Uromaster).

Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia. Como Urologista BH,urologista Nova Lima, urologista Nova Serrana, Urologista Pará de Minas, Urologista Pitangui


Marcações:

2 comentários em “O Que São Essas Bolinhas No Penis?”

  1. Pingback: Herpes Genital - Dr. Fernando Leone - Urologista

  2. Pingback: Pênis: Tem Como Aumentar? Dr. Fernando Leone - Urologista BH - Urologista BH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?