Pular para o conteúdo
Início » Blog » Cirurgia de Vasectomia: o que fazer no pós operatório?

Cirurgia de Vasectomia: o que fazer no pós operatório?

cirurgia de vasectomia

A cirurgia de vasectomia é uma das principais cirurgias da Urologia. Por ser uma cirurgia simples, muitos médicos acabam por não orientar corretamente o paciente no pós-operatório, o que considero um erro, pois a cirurgia pode levar a complicações e atrasar o retorno as atividades normais do dia a dia.

Dúvidas sobre o pós-operatório de vasectomia

Principais Orientações sobre a Cirurgia de Vasectomia

Posso alimentar após a cirurgia de vasectomia?

A cirurgia pode ser feita com anestesia local e sedação. Se realizada com sedação, o paciente irá para a recuperação e ao chegar ao seu quarto poderá sim se alimentar normalmente.

Já os pacientes operados com anestesia local, podem se alimentar logo após o procedimento.

​E em relação ao trabalho, posso voltar no mesmo dia?

Negativo, eu sempre dou ao paciente 4 dias de atestado para que o mesmo se recupere, coloque gelo no local, evite qualquer esforço físico. O objetivo é evitar o sangramento e inchaço local, que podem aumentar o tempo de recuperação. Além disso, deve-se evitar reuniões de trabalho para os pacientes que sejam submetidos a sedação.

É permitido ir e voltar dirigindo?

Para os pacientes operados com anestesia local, não vejo maiores problemas, claro, quando o trajeto é curto. Já para os que seraõ submetidos à cirurgia com sedação, é mandatório um acompanhante na alta hospitalar, e é estritamente proibido dirigir.

O que fazer para evitar dor?

Sempre prescrevo dois tipos de medicamentos para os pacientes: um anti-inflamatório e uma dipirona/paracetamol, que normalmente devem ser tomados por 2 a 3 dias. Informar sempre seu urologista sobre possíveis alergias.

Além disso, recomendo o uso de gelo/ bolsa de gelo, que deve ser colocado da seguinte maneira. Colocar uma toalha sobre a pele para não queimar a mesma, aplicar o gelo por 15 minutos de cada lado operado. Fazer pelo menos 3 a 4x no dia por 2 a 3 dias. Isso evitará dor local, inchaço, sangramento.

Essas medidas irão trazer alívio e conforto ao paciente.

Como fazer o curativo em casa?

Pode ser feito de duas maneiras: sempre com gazinha em contato com a pele, que pode ser coberta com adesivos como esparadrapo ou micropore, ou colocarmos a gazinha apenas e uma cueca justa. Necessário trocar o curativo diariamente.

Como fazer a higiene local?

No outro dia após a cirurgia, você pode lavar os cortes e a região normalmente com água e sabão. Porém, não usar bucha no local, e lavar com cuidado para não romper os pontos cirúrgicos.

E caso note algo diferente na ferida, o que devo fazer?

Comunicar o fato ao seu urologista. Em muitos casos, pelo fato do ponto usado ser feito de material absorvível, é possível que saia alguma secreção bem pequena ao lado dos pontos. Agora, uma secreção abundante e vermelhidão local, nos indicam provável infecção que deve ser tratada com antIbiótico.

Posso passar alguma pomada?

não é necessário e ela não irá mudar em nada o processo de cicatrização local ou impedir alguma infecção.

Quantos dias devo ficar de repouso?

recomendo inicialmente repouso leve nos primeiros dias. Porém, repouso leve não é ficar só deitado ok? Oriento ficar 3 a 4 dias de repouso.

Esportes do dia a dia, ideal recomeçar após 10 a 15 dias, conforme processo cicatricial e sensibilidade local.

Esportes que têm mais contato físico, tais como cavalgada, artes marciais, o ideal é esperar pelo menos 3 semanas devido à sensibilidade local.

E sobre o sexo, quando posso ter relações novamente?

após uma semana já é permitido ter relações sexuais novamente. Lembrar sempre que você continua fértil, pois existem espermatozóides ainda dentro de você. Então vocês devem obrigatoriamente manter o método preservativo, seja ele camisinha ou pílula até a realização do espermorgrama.

Quando irei fazer o espermograma?

Normalmente, após um mês da realização da cirurgia.

Quantas vezes devo ejacular antes de fazer o espermograma?

Pelo menos 20 vezes, pois caso contrário há chance do resultado mostrar presença de espermatozóides.

E caso venha presença de espermatozóides, o que deve ser feito?

primeiro, avaliar se houve o número de ejaculações pedidas( 20x). Se sim, os exames hoje são feitos por máquinas automatizadas, e quando há essa persistência de espermatozóides, sempre peço ao paciente para repetir o exame em laboratórios referenciados, que irão avaliar o exame no microscópio, resolvendo essa dúvida.

Devo retornar quando ao consultório?

após a cirurgia de vasectomia, sempre peço aos meus pacientes para retornar em torno de 1 semana a 10 dias para uma avaliação do local. E nesse momento, entrego o pedido de exame e reforço orientação sobre método preservativo.

Se tudo der certo, devo repetir em algum momento o espermograma?

Positivo, recomendo refazer em 6 meses e 1 ano, para evitar a chance de reversão espontânea de vasectomia, que pode ocorrrer em 1 para cada 2400 casos operados.

Gostou do artigo? Ainda tem dúvidas? acesse meu blog onde tenho outros artigos relacionados:

www.drleone.com.br/blog

www.imandrologia.com.br/blog

Deseja marcar uma consulta? online ou presencial?

Teleconsulta

Consulta Presencial

WhatsApp

Cirurgias nos principais hospitais de BH ( Mater Dei BH, Vila da Serra, Uromaster).

Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia. Como Urologista BH, urologista Nova Lima, urologista Nova Serrana, Urologista Pará de Minas, Urologista Pitangui atendo aos seguintes planos:

Marcações:
Receba o e-book no seu email agora mesmo


    × Como posso te ajudar?