Início » Blog » Crise Renal: O Que Fazer?

Crise Renal: O Que Fazer?

crise renal

O que é crise renal?

A crise renal também conhecida como a cólica renal é um sintoma decorrente da obstrução das vias urinárias( da urina), levando a uma dilatação do rim ( hidronefrose) e dor intensa.

É considerada uma das piores dores na medicina, comparada à dor do parto e dor relacionado a nervos faciais.( neuralgia do trigêmio)

O que causa crise renal?

basicamente qualquer obstrução no trajeto da urina poderá levar a uma crise/cólica renal. Então os mais comuns são os cálculos renais, ureterolítiase, pielonefrite, tumores com obstrução do trajeto urinário.

Quais os sintomas de crise renal? crise renal onde doi?

Basicamente iremos ter uma dor lombar intensa que pode irradiar para região anterior da barriga, descendo até os testículos ou grandes lábios. Ela é intensa e contínua e na maior parte das vezes, o paciente deverá se deslocar ao pronto atendimento para ser medicado.

Além disso, o paciente pode ter outros sintomas associados como nâuseas, vômitos, calafrios, e quando está associada a infecção urinária pode ocorrer febre.

Outra característica que distingue essa dor da dor muscular, é que na cólica renal, o paciente não consegue ficar parado, ao passo que na dor muscular, o ideal é não ficar movimentando muito, pois o movimento piora a dor.

Na crise renal o que fazer?

sempre deve ser procurado um pronto atendimento, preferencialmente um médico urologista, que saberá conduzir o caso.

O urologista saberá definir qual tipo de dor o paciente está apresentando, quais os outros sinais e sintomas associados, quais exames pedir, se há necessidade de internação, quais medicamentos devem ser tomados, se há necessidade de antibiótico para crise renal.

Como identificar crise renal?

O médico assistente tem de colher a história do paciente, avaliar os sintomas e sinais, fazer o exame físico, avaliar os exames. Mas até que se prove o contrário, o paciente com dor lombar intensa que não consegue ficar parado está tendo uma cólica renal.

Remedio para crise renal, quais os melhores?

Sempre iremos usar os mais potentes para poder melhorar o quadro do paciente, mas temos uma tendência em usar os antiespamódicos, anti-inflamatórios, os derivados da morfina, remédios para nâuseas e vômitos.

Cessando a dor, iremos encaminhar o paciente para realização de exames. O que mais me entristece é ver um paciente que foi a um pronto socorro, foi medicado, e saiu sem qualquer diagnóstico ou exame.

O sistema público Brasileiro está completamente sucateado infelizmente, e quem paga o preço é a população que depende do mesmo.

No mundo ideal, sempre deve ser feito um exame de imagem, preferencialmente uma tomografia, assim que houver melhora do quadro de dor.

Pode ser necessária a realização de cirurgia?

sim, em muitos casos vamos realizar uma cirurgia mesmo, principalmente quando há obstrução da via urinária( hidronefrose). Em algumas vezes, caso o paciente apresente infecção associada, iremos passar um cateter duplo jota e aguardar o fim da infecção para podermos realizar a cirurgia de pedra nos rins.